O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NA REE/MS

Autores

  • Carla Regina de Souza Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Raianny Ribeiro Albuquerque Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Currículo Referencial de Mato Grosso do Sul. Projeto de vida. Semântica.

Resumo

Este trabalho resulta da pesquisa de IC que analisou como o “projeto de vida” na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) se tornou viável a partir da articulação das propostas dos materiais didáticos disponibilizados pelo PNLD (2021) com o “protagonismo juvenil” delineado na Resolução/SED MS n. 4.113 de dezembro de 2022. Recorreu-se à pesquisa documental para a coleta de dados e para a análise, o uso do núcleo de significação (AGUIAR; ORZELLA, 2013) e contribuições da Semântica Argumentativa. Apreendeu-se que o Estado delegou ao estudante o dever de ser “bem-sucedido” ou não em sua trajetória de vida, pois o discurso oficial entende o “protagonismo juvenil” como a capacidade do jovem de, diante de problemas que afetam a sociedade (protagonismo comunitário) e a ele particularmente, dimensionar as dificuldades, vislumbrar alternativas de solução e agir, uma vez que o envolvimento orgânico entre estudante e escola oportunizou tal processo.

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Figueiredo, C. R. de S., & Ribeiro Albuquerque, R. (2023). O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NA REE/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8990