O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NA REE/MS
Palavras-chave:
Currículo Referencial de Mato Grosso do Sul. Projeto de vida. Semântica.Resumo
Este trabalho resulta da pesquisa de IC que analisou como o “projeto de vida” na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) se tornou viável a partir da articulação das propostas dos materiais didáticos disponibilizados pelo PNLD (2021) com o “protagonismo juvenil” delineado na Resolução/SED MS n. 4.113 de dezembro de 2022. Recorreu-se à pesquisa documental para a coleta de dados e para a análise, o uso do núcleo de significação (AGUIAR; ORZELLA, 2013) e contribuições da Semântica Argumentativa. Apreendeu-se que o Estado delegou ao estudante o dever de ser “bem-sucedido” ou não em sua trajetória de vida, pois o discurso oficial entende o “protagonismo juvenil” como a capacidade do jovem de, diante de problemas que afetam a sociedade (protagonismo comunitário) e a ele particularmente, dimensionar as dificuldades, vislumbrar alternativas de solução e agir, uma vez que o envolvimento orgânico entre estudante e escola oportunizou tal processo.
Referências
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