ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM FOCO:

percepções de docentes do curso de pedagogia da UFMS/CPNV

Autores

  • Keila Cristina Medeiros Palácios UFGD
  • Fabio Perboni Professor Adjunto Doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – FAED/UFGD

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, formação docente, componente curricular

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa “Feitos e desfeitos: percepções das docentes sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório na pedagogia da UFMS/CPNV”, realizada em 2020 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no curso de Mestrado. Tendo como pressuposto a importância do estágio curricular supervisionado obrigatório (ECSO) na formação de futuros docentes, objetiva-se aqui apresentar algumas considerações, encontradas na pesquisa em questão. Essa discussão nos encaminha para uma urgente necessidade de ampliar o campo de compreensão do estágio para além de um componente curricular obrigatório presente nas licenciaturas. Deste modo, este trabalho visa expor algumas nuances presentes no ECSO na visão docente, explorando questões de estrutura e organização deste componente curricular. Por se tratar de um recorte de dissertação, este trabalho possui cunho qualitativo, tendo como base o levantamento bibliográfico e documental da própria pesquisa, complementados com coleta de dados por meio de entrevistas com perguntas semiestruturada. Foram selecionadas, para a coleta de dados empíricos, três professoras supervisoras do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí – MS. Ao observar e analisar as respostas das entrevistadas constatou-se que, o ECSO cumpre seu papel formativo e contribui significativamente para a formação docente, visto que por meio de sua realização há a reflexão acerca da teoria e da prática vivenciadas durante todo o processo de aprendizado.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Medeiros Palácios, K. C., & Perboni, F. (2023). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM FOCO: : percepções de docentes do curso de pedagogia da UFMS/CPNV. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8969