FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
Palavras-chave:
Formação de Professores., Licenciatura em Ciências Biológicas, Projeto Pedagógico de CursoResumo
A presente proposta ancora-se em abordagem qualitativa e recorre à pesquisa documental. Almeja-se analisar a formação docente por meio dos projetos pedagógicos de curso (PPC) de duas licenciaturas em Ciências Biológicas ofertados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados, observando a data da criação dos cursos, à adaptação a Resolução CNE/CP nº 2/2019, o perfil do profissional a ser oferecido e o processo de estágio supervisionado. Os PPC das licenciaturas que compõem essa pesquisa foram localizados páginas eletrônicas das universidades selecionadas. A análise empreendida indica que a formação docente é ameaçada pelas inúmeras lacunas com as adaptações exigidas pela Resolução CNE/CP nº 2/2019, cujo propósito é transgredir a autonomia das universidades públicas, submetendo-as às adequações propostas pela normativa para organização de seus currículos de licenciatura, implicando no trabalho pedagógico e consequentemente, em sua precarização.
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