A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Maiara Fava de Souza UEMS
  • Mirian Xavier

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar a experiência de estágio, realizada na disciplina  de  Estágio  Curricular  Supervisionado  em  Ciências, do curso  de  Ciências Biológicas,  da  Universidade  Estadual  de  Mato  Grosso  do Sul.  As  atividades  foram desenvolvidas com alunos do ensino  fundamental, de  uma  escola  estadual do município de Maracaju, MS, no primeiro semestre de 2014. A reflexão da prática pedagógica por parte da acadêmica  se  baseou nas  coletas  de  dados  realizadas  durante  o  estágio  de  observação  e participação.  Pode-se  constatar  a  importância  de  aulas  diferenciadas,  que favoreçam  a construção  dos  conhecimentos  por  parte  dos  alunos,  além de momentos  que  promovam  a percepção  dos  valores  e  dos  princípios  de educação  e  respeito.  Diante  das  atividades desenvolvidas, conclui-se que é imprescindível para o acadêmico de licenciatura a prática de estágio, pois através deste  é possível  associar as teorias  estudadas  em  sala com a realidade escolar. É o  momento  de  fazermos  uma reflexão  do nosso futuro ambiente de trabalho e dos fatores que condicionam esse ambiente.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

de Souza, M. F., & Xavier, M. (2015). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2221

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE