A GESTÃO DAS ESCOLAS INDÍGENAS NOS NORMATIVOS NACIONAIS

Autores

  • VANESSA MACIEL REGINALDO UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS/UFGD

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Educação Escolar Indígena

Resumo

RESUMO: Tem-se por pressuposto que a gestão das escolas indígenas deve atender as características da Educação Escolar Indígena, ou seja, ser comunitária, democrática, diferenciada e atender as especificidades das comunidades. Este trabalho tem por objetivo geral analisar a configuração da gestão das escolas indígenas. Para tanto, recorre à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental, tendo como corpus de análise: 1) Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica Referencial Curricular Nacional das Escolas Indígenas e o documento final da Conferência Nacional da Educação Escolar Indígena (CONEI). Observa-se que apesar dos avanços de viés normativo em favor do direito ao reconhecimento da gestão e educação escolar indígena, ainda as comunidades são subjugadas pelos órgãos nacionais que, na prática os órgãos nacionais tiram da gestão e educação a autonomia que a Constituição Federal de 1988, e entre outros normativos lhe garantem seu protagonismo.

Referências

BAYER, Mariana Ferreira; FLORENTINO, Oséias Poty Miri; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. Educação escolar indígena: o processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos. Revista Espacialidades, v. 16, n. 01, p. 38-64, 2020. (acesso 05 de junho)

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988: http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

BRASIL. Decreto Presidencial n. 6.861, de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em Territórios Etnoeducacionais e dá outras providências. Brasília, DF.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2012, Seção 1, p. 7

BRIGHENTI, C. A. Entre o universal e os específicos na construção da educação escolar indígena. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 391-403, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.5001. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5001.

BRUNO, Lúcia. Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, 2011.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

GIROTTO, Renata Lourenço. Balanço da educação escolar indígena no município de Dourados. Tellus, p. 77-103, 2006

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Olhar longe, porque o futuro é longe-cultura, escola e professores indígenas no Brasil. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

LANA, Eliana. Políticas públicas para a educação escolar indígena na América Latina: legislações de Brasil e Bolívia. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo (USP), 2009.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Pueblos indígenas y tribales: guía para la aplicación del convenio n. 169 de la OIT. Genebra: OIT, 1996

PALAZUELOS, Alexandra Carvalho Pereira de. Desafios para uma gestão escolar diferenciada na terra indígena Guarita, RS. 2014.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. Cortez Editora, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

MACIEL REGINALDO, V., & Nunes Militão, A. (2023). A GESTÃO DAS ESCOLAS INDÍGENAS NOS NORMATIVOS NACIONAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8942

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)