PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS): contributos dos psicólogos para o trabalho docente

Autores

  • Carla Renata Capilé Silva IFMS/UFGD
  • Andreia Nunes Militão UEMS/UFGD

Palavras-chave:

Profissionais da educação, psicólogo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Políticas Docentes, Trabalho Docente

Resumo

RESUMO: O presente trabalho inscrito no campo da formação de professores tem como objetivo problematizar os rebatimentos da inserção de profissionais da educação para/no trabalho docente, mais especificamente propõe-se analisar os contributos da atuação de psicólogos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as contribuições deste profissional na área de formação de professores e demais processos educativos. Argumenta-se que a inserção de profissionais externos ao quadro do magistério, notadamente, psicólogos e assistentes sociais, nas escolas de educação básica podem incidir de forma positiva em todos envolvidos no sistema educacional. Para realização do estudo, utilizou-se da metodologia de natureza qualitativa, com aporte na pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Conclui-se que a atuação destes profissionais no espaço escolar, possibilita (re)pensar práticas que auxiliem no processo educacional e no desenvolvimento de todos os profissionais da educação, porém, o trabalho deve ser construído de forma coletiva e colaborativa.

Biografia do Autor

Andreia Nunes Militão, UEMS/UFGD

Professora nos cursos de Pedagogia e de Letras (hab. Português e Espanhol) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

AGUIAR, Marcia Angela da Silva, & DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Retratos da Escola, Brasília, n. 13, v. 25, 33–37, 2019.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, PUC/RS, v. 33, p. 6-18, 2010.

BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

BRASIL. Manual de orientação ao FUNDEB da Educação Básica e Valorização dos profissionais da Educação. Edição atualizada fevereiro/ 2021. Ministério da Educação. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/ManualNovoFundeb2021.pdf

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019. 67 p. Disponível em: https://crepop.cfp.org.br/tipo_de_publicacao/educacao/

DINIZ-PEREIRA, Julio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n. 40, jul./dez. 2013.

ESTRELA, Maria Teresa. Realidades e perspectivas da formação contínua de professores. Revista Portuguesa de Educação, Braga, vol. 14, núm. 1, 2001, pp. 27-48.

FANFANI, Emilio Tenti. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, v. 28, p. 335-353, 2007.

FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 35, p. 181-191, 2018.

MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fabio; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes. Condições de trabalho como pressuposto para valorização profissional docente: o documento-referência da II CONAE em foco. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 865-873, 2013.

MIRANDA, Elizandra Prates de Oliveira. Uma análise sobre a equipe multidisciplinar–NUGED e o papel do psicólogo ante as ações de permanência e êxito no IFMS. Dissertação apresentada ao Programa de pós-graduação em Psicologia da UFMS, Campo Grande/MS,p. 99, 2022.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002

OLIVEIRA, D.A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

PREDIGER, Juliana; SILVA, Rosane Azevedo Neves da. Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, p. 931-939, 2014.

PREDIGER, Juliana. Interfaces da Psicologia com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quereres e fazeres. 2010. Dissertação apresentada no Programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional do instituto de Psicologia da UFRS, Porto Alegre, 2010.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tendências da pesquisa em formação de professores: entre o local e o universal. Cadernos de Pesquisa, v. 25, p. 207-224, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v.9, n.1, jan./jun.2011, pp.07-19.

SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Formação de Professores da Educação Básica no Ensino Superior: Diretrizes Curriculares Pós 1996. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 128-143, set./dez. 2006.

SORATTO, Lúcia; OLIVIER-HECKLER, Cristiane. Escola: uma organização multiprofissional. CODO, Wanderley (coord.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Capilé Silva, C. R., & Nunes Militão, A. (2023). PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS): contributos dos psicólogos para o trabalho docente. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8932

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)