PESQUISAS SOBRE BNCC NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL:

principais referências sobre o tema

Autores

  • Maria José Sotolani Claudino UFGD Universidade Federal da Grande Dourados
  • Fabio Perboni UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

BNCC, Estado da arte, Políticas educacionais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento da produção acadêmica nos programas de Pós-graduação em Educação das Universidades de Mato Grosso do Sul a respeito da temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como identificar os referenciais teóricos mais comuns que aparecem de forma transversal nestas dissertações e teses. A metodologia empregada na realização da pesquisa foi o Estado da arte, que consiste em inventariar a produção textual disponível em repositórios e periódicos acadêmicos para entender a demanda e as produções sobre o assunto central escolhido para pesquisa. Esta metodologia caracteriza a abordagem quantitativa e descritiva-analítica. Como resultados, foram mapeados os autores teóricos que são contemplados com mais frequência, tendo seus nomes citados em mais produções, fator importante para compreender o estado atual das discussões que embasam e subsidiam o estudo no que se refere a BNCC e seus efeitos na prátca docente, aprendizado e se estende em todos os setores da sociedade. Este texto é resultado da participação no Programa de Iniciação Científica inserida no projeto guarda-chuva A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como indutora das políticas educacionais. O plano de trabalho se inscreve sob o título A Produção sobre a BNCC nos Programas de Pós-graduação de Mato Grosso do Sul: análise dos referenciais.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Sotolani Claudino, M. J., & Perboni, F. (2023). PESQUISAS SOBRE BNCC NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL: : principais referências sobre o tema. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8919