OBRAS LITERÁRIAS E LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO CÂNONE LITERÁRIO
Palavras-chave:
Cânone literário, Livro Didático, Ensino da Literatura, Ensino MédioResumo
Este trabalho foi realizado com o intuito de apresentar uma visão acerca da maneira em que o cânone literário é considerado dentro do livro didático “Se liga nas linguagens: Português”, utilizado por alunos do ensino médio da rede estadual de Mato Grosso do Sul. O trabalho procura colocar em perspectiva como o cânone ainda se faz presente no ensino de literatura nos dias atuais, e como dialoga com a pluralidade de culturas existentes na sociedade. Para isto, foi realizada uma análise do conteúdo dos capítulos pertinentes ao ensino de literatura. A análise do livro referido livro foi feita a partir de parâmetros da BNCC referentes a gêneros textuais contemporâneos, tal como legislação vigente em referência à presença das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas no processo de aprendizado. Denota-se que, fundado em tradições estilísticas e culturais européias, o cânone literário brasileiro falha em abranger múltiplas culturas, bem como gêneros, produções textuais e manifestações literárias que dialoguem com a realidade e as vivências dos alunos. Por fim, deve-se considerar a importância de análise de outros livros didáticos que são atualmente utilizados dentro do ensino, bem como os diferentes modos em que apresentam o conteúdo de literatura aos alunos.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. MEC/SEB. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
CÂNDIDO, A. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1998.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
FRANCO, Sandra Aparecida Pires. O cânone literário nos materiais didáticos do ensino médio. PDE – UEM. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/289-4.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de educação do IDEAU. Vol. 10, n. 22, p. 1-14, Jul./ Dez. 2015.
MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: Ensino Médio e Novo Ensino Médio. Campo Grande-MS: SED, 2021. Disponível emhttps://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Curriculo-Novo-Ensino-Medio-v1.1.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas linguagens: Português. São Paulo: Moderna, 2020.
ROHRIG, M. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educação e formação , v. 1, p. 121-134, 2016.
HALL, S. A identidade cultural da pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. São Paulo: DP&A, 2006.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – habilitação Português/Inglês. Dourados, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1zdQLxEbhMgUTF3-6oa-9KzVd6G2ej5XN. Acesso em 16 jun. 2023.