ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

um relato sobre experiências, memórias e formação docente

Autores

  • Ellen Kauane Rutes UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado em Docência, Pandemia, Relato de experiência

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem objetivo compartilhar as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, nos anos de 2020 e 2021, durante o terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no estado do Paraná, no decorrer do isolamento social, em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavírus. Diante disso, a articulação entre universidade e a escola contribuiu para a formação docente na Educação Infantil em contexto pandêmico, o resultado da formação proporcionada pelo estágio permeou entre os desafios e as possibilidades de trabalho pelo meio digital, bem como apreender sobre os elementos constitutivos para o planejamento, como o registro, as memórias e avaliação docente nessa etapa de educação, a qual necessita de especificidade no trabalho dos professores e ainda na construção da identidade, articulando também o cuidar com o educar, conforme a legislação vigente, nesse sentido a formação docente durante o desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório auxiliou na construção de saberes do campo da teoria e prática, em tempos de pandemia para acadêmicos universitários e  professores em construção. Além disso, demostrou que o trabalho com bebês na Educação Infantil no campo de estágio, não foi possível de ser realizado dado a conjuntura de preservação a saúde e a vida.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL, Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Brasília DF, 2009.

CASTRO, Mayara Alves de; VASCONCELOS, José Gerardo; ALVES, Maria Marly. “Estamos em casa!”:narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo

de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1,p. 1-17, 2020.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O significado da formação continuada docente. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. 2009. p. 1-6.

CORSINO, Patrícia. Trabalhando com projetos na Educação Infantil. In: CORSINO, Patrícia. (org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores

Associados Ltda., 2020. p. 101-117.

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos. I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Registros na educação infantil: pesquisa e prática

pedagógica. Papirus Editora, 2018.

PONTA GROSSA. Referenciais Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rutes, E. K. (2023). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato sobre experiências, memórias e formação docente . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8853