O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL ASSUMIDO NA (RE)ELABORAÇÃO DO PPPs DA REME DOURADOS-MS: influências teórica-normativas
Palavras-chave:
Alfabetização Infantil, Alfabetização Infantil. Ensino Fundamental, PPPResumo
o presente trabalho tem por objetivo analisar o conceito de alfabetização infantil assumido pelas escolas públicas pertencentes à Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), a partir dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) elaborados entre os anos de 2019 e 2020. A opção metodológica é amparada na pesquisa bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa, tendo como campo empírico nove escolas pertencentes a REME de Dourados. Buscamos apreender nesse contexto como o conceito de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental se apresenta, ainda as influências normativas e teóricas, além dos posicionamentos quanto ao conceito em tela. A partir dos resultados da investigação, podemos inferir que as escolas da amostra apresentam concepções de alfabetização e que, em alguns casos se diferem, seja a partir das percepções ou das referências teórico-normativas assumidas ou de orientações advindas das instâncias administrativas. Diante do estudo realizado, torna-se prioritário compreender a alfabetização em sentido amplo, sobretudo, como direito à educação, em que as orientações governamentais potencializem mecanismos de oferta de ensino e promoção da aprendizagem, não somente em termos de acesso, mas também de permanência e continuidade, como meio e fim de garantia da qualidade educacional, com vistas a democratização da educação gratuita e universal.
Referências
BORDIGNON, L. H. C. PAIM, M. M. W. História e políticas públicas de alfabetização e letramento no Brasil: breves apontamentos com enfoque para o Plano Nacional de Educação. Momentos, v. 24. n. 1. 89 -117, jan./jun., 2015.
BRASIL. Constituição. Coleção Legislação Brasileira. Brasília, DF, 05 de out.1988.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: SEB/MEC, 2010.
BRASIL. Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular – Orientações para o processo de implementação da BNCC. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Ministério da Educação. Brasília: Undime/MEC, 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, poder legislativo, Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE. Ministério da Educação. Brasília: INEP, 2014.
DOURADOS. Resolução nº 058, de 01 de dezembro de 2016. Secretaria Municipal de Educação. Dourados: SEMED, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Secretaria de Estado. Campo Grande: SED, 2019.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2006.
MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre
políticas públicas e seus sujeitos privados. Rev. Bras. de Educação, v. 15, n.44, p.329-410, maio/ago., 2010.
SANTANA, C. F. P. A.; VIEGAS, E. R. dos. S. A concepção de gestão assumida na (re)elaboração dos PPPs da Reme Dourados/MS: debates teórico-normativos. In: REAL, G. C. M.; JUNIOR, J. da S. S. (orgs.). Diálogos universidade-escola – contribuições para a prática de gestão escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio, p. 96-100, fev. 2004.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político-Pedagógico. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. (Orgs.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 17 ed. Campinas: Papirus, 2013.
VIEGAS, E. R. dos S.; REBOUÇAS, V. M. As políticas de alfabetização no Brasil no contexto do ensino fundamental: aspectos normativo-legais. Laplage Em Revista, 4(2), p.142-152, 2018.
VIEGAS, E. R. dos S.; SCAFF, E. A. da S. Políticas para a alfabetização no Brasil: do Ensino Fundamental de nove anos ao pacto pela alfabetização até os oito anos de idade. Horizontes - Revista de Educação, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 06-18, jan. 2017.