A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DO ENFOQUE COLABORATIVO E SOB A ÓTICA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE

Autores

Resumo

Este trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer as concepções dos docentes sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo visando uma formação dialógica, segundo Paulo Freire. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, observação e análise documental, buscamos compreender se a formação continuada com enfoque colaborativo propicia mudança de concepções dos docentes que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI). Tomamos como sujeitos os docentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina, atuantes no EMI. Como objetivo geral analisamos as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica. O processo formativo proposto e aplicado consistiu num curso de extensão organizado em cinco encontros online síncronos e interações assíncronas por meio de redes sociais. Cada encontro teve uma temática específica e contou com a participação de convidados, além da mediadora, visando variar e substanciar mais as discussões propostas. Sob o enfoque colaborativo, as atividades priorizaram dinâmicas de grupos e trocas de experiências e saberes entre os cursistas, tendo a mediadora um papel de organizadora das ações propostas. Este estudo partiu do entendimento que a EPT traz em si algumas especificidades e que a formação docente sob a ótica dialógica possibilita mudança de concepções.

Biografia do Autor

Aline Christiane Oliveira SOUZA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (ProfEPT), IFMS/CG. Possui graduação em Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Faculdades Integradas de Cacoal (2009) e graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, avaliação diagnóstica e educação infantil, ensino médio integrado e graduação.

Claudio Zarate SANAVRIA, IFMS Campus Nova Andradina

Doutor em Educação (UNESP). Mestre em Educação (UCDB). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

SOUZA, A. C. O., & SANAVRIA, C. Z. (2021). A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DO ENFOQUE COLABORATIVO E SOB A ÓTICA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7507