CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Um estudo de revisão bibliográfica dos países Brasil e Paraguai

Autores

  • Celia Ortegas de OLIVEIRA Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Andreia Vicência Vitor ALVES Docente no Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica sobre o Conselho Nacional de Educação e Gestão Democrática nos países Brasil e Paraguai. Com o objetivo de verificar o panorama de pesquisas sobre os Conselhos de Educação presentes no Brasil e Paraguai, foi feito um levantamento bibliográfico em três bases de dados, sendo elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Peródicos (CAPES/MEC) e Redalyc Scientific Information System Rede de Revistas Cientifícas, onde foram extraídos respectivamente 74 estudos, sendo eles: 64 artigos científicos e 10 trabalhos incluindo dissertações de mestrado e tese de doutorado. Foi analisado os estudos publicados por área do conhecimento (títulos e palavras-chaves), por ano de publicação e também por países. Este estudo está dividido da seguintes forma: introdução, metodologia, análise e discussão dos resultados e finalizando com as considerações finais. A análise dos dados permtiu destacar que há uma escassez de estudos referente ao Conselho de Educação no Paraguai, enquanto no Brasil foi encontrado mais estudos.

Biografia do Autor

Celia Ortegas de OLIVEIRA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã. Foi Residente no Programa Residência Pedagógica pela UFMS. Atualmente é membro do Grupo do Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD).

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

OLIVEIRA, C. O. de, & ALVES, A. V. V. (2021). CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Um estudo de revisão bibliográfica dos países Brasil e Paraguai. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–11. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7495