OS DESAFIOS E CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA PRÁTICA DE ENSINO: ENSINO SUPERIOR E MESTRE-ESCOLA

Autores

  • Celia Ortegas de OLIVEIRA Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Ana Claudia Dantas CAVALCANTI Docente no Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal da Grande Dourados.

Resumo

Este artigo objetiva descrever a formação de professores e compreender a prática docente. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como principal foco os professores de ensino superior e mestre-escola1, levando em consideração sua formação inicial e continuada. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo, onde utilizou-se da técnica de questionário como fonte da coleta de dados, aplicados em dois professores, sendo, um professor universitário e um professor mestre-escola. A revisão bibliográfica incluí autores como: Alvez e Oliveira (S/D), Cunha (1989), Charlot e Silva (2010), Carvalho (2018), Lüdke (2001), Libâneo (1998), Silva (2013), SILVA (2002), Severino (2008), Veiga (2006, 2010, 2014) e Zabalza (2004). Foi constatado que é essencial que o processo de formação continuada de professores seja realizada de forma sistemática para que estes possam desempanar com qualidade a mediação docente no enfrentamento dos desafios da prática pedagógica.

1Professor mestre-escola, nome no qual Charlot e Silva (2010) vem designando como um professor de ensino fundamental e médio.

Biografia do Autor

Celia Ortegas de OLIVEIRA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã. Foi Residente no Programa Residência Pedagógica pela UFMS. Atualmente é membro do Grupo do Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD).

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

OLIVEIRA, C. O. de, & CAVALCANTI, A. C. D. (2021). OS DESAFIOS E CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA PRÁTICA DE ENSINO: ENSINO SUPERIOR E MESTRE-ESCOLA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–10. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7494