POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM LÓCUS NO CEIM EM PERÍODO DE PANDEMIA E ATENDIMENTO REMOTO: INSTRUMENTOS DIGITAIS NO ATO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Tem-se como intenção proporcionar reflexões sobre a importância da formação continuada com lócus nos espaços de educação infantil. Apresentando dados da avaliação de uma formação continuada aplicada, pelas próprias docentes, ao grupo de educadores de dois centros de educação infantil de Dourados-MS em período de atendimento remoto. Como questão norteadora toma-se: “Como realizar uma formação continuada em período de pandemia? Como compartilhar conhecimentos de forma relevante e interessante com segurança para os grupos? Para responder ao problema levantado e alcançar os objetivos propostos a pesquisa foi dividida em duas etapas. Inicialmente foi desenvolvida uma leitura e diálogo com os autores da área sobre a formação de professores com lócus na escola. Na segunda etapa apresenta-se os dados da avaliação da formação continuada aplicada em dois CEIM da cidade de Dourados-MS. A pesquisa mostrou que a maioria dos profissionais que participaram da formação tiveram um aproveitamento satisfatório e todos mencionaram que ter acesso a tais saberes agregou novos conhecimentos e ferramentas em suas práticas pedagógicas. Como também, puderam perceber que ter conhecimentos de instrumentos digitas traz benefícios para o trabalho docente, como a otimização do trabalho pedagógico, maior acesso às famílias e crianças e inovação das práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Formação continuada com lócus na escola. Educação Infantil. Ensino remoto.