POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM LÓCUS NO CEIM EM PERÍODO DE PANDEMIA E ATENDIMENTO REMOTO: INSTRUMENTOS DIGITAIS NO ATO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mary Ane de SOUZA Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED) https://orcid.org/0000-0003-0152-3148
  • Pâmella dos Santos SAYÃO Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED)

Resumo

Tem-se como intenção proporcionar reflexões sobre a importância da formação continuada com lócus nos espaços de educação infantil. Apresentando dados da avaliação de uma formação continuada aplicada, pelas próprias docentes, ao grupo de educadores de dois centros de educação infantil de Dourados-MS em período de atendimento remoto. Como questão norteadora toma-se: “Como realizar uma formação continuada em período de pandemia? Como compartilhar conhecimentos de forma relevante e interessante com segurança para os grupos? Para responder ao problema levantado e alcançar os objetivos propostos a pesquisa foi dividida em duas etapas. Inicialmente foi desenvolvida uma leitura e diálogo com os autores da área sobre a formação de professores com lócus na escola. Na segunda etapa apresenta-se os dados da avaliação da formação continuada aplicada em dois CEIM da cidade de Dourados-MS. A pesquisa mostrou que a maioria dos profissionais que participaram da formação tiveram um aproveitamento satisfatório e todos mencionaram que ter acesso a tais saberes agregou novos conhecimentos e ferramentas em suas práticas pedagógicas. Como também, puderam perceber que ter conhecimentos de instrumentos digitas traz benefícios para o trabalho docente, como a otimização do trabalho pedagógico, maior acesso às famílias e crianças e inovação das práticas pedagógicas.

  

Palavras-chave: Formação continuada com lócus na escola. Educação Infantil. Ensino remoto.

Biografia do Autor

Mary Ane de SOUZA, Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em educação, na linha de Políticas e gestão da Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade de Educação (FAED). Atualmente é professora de educação infantil na rede municipal de Dourados-MS.

Pâmella dos Santos SAYÃO, Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS (SEMED)

Atualmente é professora de educação infantil na rede municipal de Dourados-MS.

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Publicado

2021-07-11

Como Citar

SOUZA, M. A. de, & SAYÃO, P. dos S. (2021). POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM LÓCUS NO CEIM EM PERÍODO DE PANDEMIA E ATENDIMENTO REMOTO: INSTRUMENTOS DIGITAIS NO ATO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7442