O TRABALHO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA PERSPECTIVA FORMATIVA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Glauce kelly Souza de OLIVEIRA UFGD -Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática – GPTEM, em especial pelo projeto intitulado “Grupo de Estudos e Ensino de Matemática – GEEM” contemplado pelo edital Edital PROEX/PIBEX Nº27/2018 e que atende 21 alunos de uma escola rural com classe multisseriada da rede pública de Dourados/MS. Adotando a estratégia de realização de oficinas pedagógicas destacamos: a oficina de pizza dos números – utilizando o material confeccionado para a compreensão da representação dos números com a sua quantidade correta; oficina do Geoplano – o objetivo foi a compreensão de como calcular áreas, perímetros e outras propriedade de figuras geométricas; oficina de figuras geométricas – o objetivo foi realizar a apresentação e a comparação das figuras geométricas em duas e três dimensões; oficina da simetria – a oficina objetivou-se em fazer com que os alunos compreendessem as diferenças entre os tipos de simetria;oficina da matemática com reciclagem – desenvolvida durante a semana do meio ambiente tendo como objetivo evidenciar que também se faz matemática por meio da reciclagem. Com os materiais foi produzido um twister da geometria; oficina da construção do ábaco – esta oficina teve por objetivo a compreensão dos alunos sobre a manipulação do ábaco; oficina do tangram – o objetivo desta oficina foi fazer a apresentação das figuras geométricas que o tangram apresenta, mostrando as diferenças entre elas, para assim poder identificar cada uma. As atividades são planejadas nas reuniões do grupo e são voltadas à alfabetização matemática, tendo como suporte elementos de outras áreas como a arte. As oficinas nos auxiliam a compreender a importância de desenvolver os processos de ensinar matemática de formas diferenciadas, a fim de instigar o envolvimento e participação dos alunos na realização das atividades, além de potencializar a compreensão dos conceitos matemáticos, estimulando criatividade e imaginação.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, G. kelly S. de, & FIGUEIREDO, T. D. (2019). O TRABALHO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA PERSPECTIVA FORMATIVA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 1200. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5828