APRENDENDO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE HISTÓRIAS INFANTIS
Resumo
Este trabalho apresenta uma sequência didática, desenvolvida para a disciplina de Currículo e Ensino de Matemática do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O mesmo tem como objetivo apresentar, analisar e discutir sobre o ensino de Matemática a partir de histórias infantis, mais precisamente sobre o conteúdo horas, que está inserido no campo de Grandezas e Medidas e o conteúdo formas geométricas que se encontra no campo de estudo de Espaço e Forma. Além disso, tem o propósito de problematizar a importância do ensino dessa área do conhecimento para as crianças que estão na segunda etapa da Educação Básica e mostrar que realmente a contação de história possibilita a aprendizagem desses conceitos de maneira lúdica, prazerosa e descontraída. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, dado que inicialmente averiguamos um dos documentos que é referencial para a Educação Básica, posteriormente construímos, analisamos, colocamos em prática, descrevemos e refletimos a sequência didática aplicada, amparando-se nos autores estudados. Logo, ao concluir a construção do trabalho e sua aplicação conseguimos observar que nós, futuras educadoras, temos a obrigação em criar estratégias que levem os alunos a aprenderem de maneira satisfatória e prazerosa a matemática, bem como a gostar da mesma, pois essa ciência é tida pela maioria dos educandos como algo complicado e de difícil compreensão, por isso cabe aos profissionais proporem desde cedo esse contato de forma agradável e não “torturante”.