A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO PEDAGÓGICO

Adrieli MEDEIROS NUNES, Tiago DZIEKANIAK FIGUEIREDO

Resumo


As tecnologias digitais fazem parte do nosso contexto tendo em vista que cotidianamente fazemos uso de diversos equipamentos como o caixa eletrônico os computadores, os celulares entre outros. Assim, a escola que também faz parte desse contexto também vem ao longo dos anos se moldando em relação a chegada destas tecnologias. Neste sentido, com base na disciplina de Informática na Educação Matemática, ofertada no sétimo semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), estamos organizando o volume 2 do livro digital “Informática na Educação Matemática: possibilidades para o atual e o futuro professor”. Neste livro, como continuação do primeiro, iremos escrever sobre os trabalhos elaborados pelos alunos dessa disciplina no primeiro semestre do ano de 2017, onde eles pesquisaram sobre o uso de softwares e aplicativos como artefatos pedagógicos para o ensino de matemática, os quais foram apresentados na forma de planos de aula a serem aplicados em sala de aula. Posteriormente, estes alunos escreveram um texto sobre a importância do uso dessas tecnologias na escola. Foi perceptível o anseio de cada um deles em aplicar uma aula como a planejada. A análise de todos esses trabalhos será apresentada no nosso livro que está em andamento. Este tem por objetivo, incentivar o uso de metodologias diferenciadas na sala de aula para o atual e futuro professor, e aproximar a aula com o cotidiano do aluno, já que as tecnologias estão tão presentes em nossa vida, além de trazer ideias e inovações para a aula de docentes que ainda desconhecem certos aplicativos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.