INFÂNCIA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Geverson CAVALCANTE Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carliani Portela do CARMO
  • Rosana Carla G. G. CINTRA

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é a construção do Estado da Arte sobre a transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Objeto de pesquisa deste estudo, buscou avaliar de que maneira essa transição acontece nos mais diferentes lócus e como isso influencia o cotidiano da criança e as relações que ela estabelece com seus pares. O trabalho teve início com a seleção e análise de seis dissertações disponibilizadas pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e dois artigos da biblioteca virtual da A Scientific Electronic Library Online - SciELO. Por meio dessa pesquisa observou-se que, apesar de temáticas variadas, as dissertações e artigos selecionados usaram a metodologia qualitativa, os dados foram coletados com entrevistas, observações e diários de bordo e entre os referenciais teóricos estão a Fenomenologia e a Psicologia Histórico-Cultural e Sócio-Histórica.

 

Palavras-chave: a) Educação Infantil. Ensino Fundamental. Transição.

Biografia do Autor

Geverson CAVALCANTE, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de pós graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

CAVALCANTE, G., CARMO, C. P. do, & CINTRA, R. C. G. G. (2018). INFÂNCIA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTADO DO CONHECIMENTO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4739