AÇÕES DO TODOS PELA EDUCAÇÃO, DO CONSED E DA UNDIME PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS REDES DE ENSINO
Palavras-chave:
BNCC; CONSED; UNDIME; Todos Pela EducaçãoResumo
O presente texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso que integrou o projeto guarda-chuva “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como indutora das Políticas Educacionais” inscrito no campo do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) e se propôs investigar, na perspectiva crítica, de que forma a BNCC é efetivada nas redes de ensino e de que maneira o Movimento Todos Pela Educação, o Consed e a Undime contribuem para esse processo. A pesquisa assume a abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. A partir da leitura dos documentos produzidos pelo Movimento Todos Pela Educação (TPE), O Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) e União Nacional de Dirigentes da Educação (UNDIME) e da leitura dos textos resultantes da pesquisa bibliográfica, foi possível compreender que a parceria que esses movimentos possuem com o setor privado e o espaço que ocupam frente as decisões das políticas públicas educacionais contribuem para a efetivação da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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