FORMAÇÃO INICIAL DE PSICÓLOGOS ESCOLARES: revisão sistemática da produção científica no Brasil
Palavras-chave:
Psicologia Escolar; Formação Inicial do Psicólogo; Diretrizes Curriculares Nacionais.Resumo
Por meio da Lei n. 13.935/2019, foi estabelecida a obrigatoriedade da inserção de psicólogos nas redes de educação básica. Com a ampliação da atuação dos psicólogos escolares questiona-se, neste trabalho, como esses profissionais são formados para atuarem no campo da educação. Para responder a esse questionamento, adotamos como método de pesquisa a revisão sistemática da produção científica, com foco em teses e dissertações, que investigam o tema. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base nas plataformas digitais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses & Dissertações, utilizando como descritores “Psicologia Escolar” AND “Formação do Psicólogo”. No total foram encontrados 132 trabalhos, dos quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 15 produções, entre teses e dissertações, foram selecionadas para análise. Os resultados apontam uma predominância de pesquisas relacionadas aos estágios supervisionados, seguido do currículo e serviço-escola. Assim, identificamos que o Projeto Político Pedagógico e Projeto Pedagógico de cursos da Psicologia, estejam alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e se embasam nos componentes curriculares na área escolar com foco na Psicologia Crítica, para romper com visões tradicionais e biologizantes que ainda se encontram na formação acadêmica, colaborando com uma formação ética e crítica que atendam as demandas atuais da educação e comprometida com a transformação social.
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