ESCOLARIDADE MÉDIA E DESIGUALDADE RACIAL: um olhar crítico sobre a meta 8 do PME em Dourados-MS

Autores

  • Vitória Nazareth da Silva UNIGRAN e SED/MS
  • Bruno Alves Moreira UFGD/SED
  • João Evaldo Ghizoni Dieterich UFGD/SED

Palavras-chave:

equidade, educação indígena, juventude

Resumo

Este trabalho analisa a meta do Plano Municipal de Educação (PME) de Dourados-MS que visa elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos para, no mínimo, 12 anos de estudo, até o final da vigência do plano. Trata-se de uma análise de situação, com base em dados estatísticos locais, que busca identificar desigualdades persistentes entre diferentes segmentos populacionais  com destaque para pretos, pardos e indígenas. Apesar de avanços parciais, os dados indicam que a meta ainda não foi alcançada: a média geral é de 11,75 anos, sendo inferior a 12 anos e marcada por fortes disparidades raciais. Pretos estudam, em média, 10,8% menos que brancos, enquanto indígenas apresentam 25,54% menos anos de estudo. O trabalho propõe que, para alcançar justiça educacional, o plano nacional, estadual e municipal considerem metas específicas para populações historicamente marginalizadas. Sugere-se o redirecionamento de políticas públicas que articulem permanência escolar, fortalecimento da EJA e ações afirmativas intersetoriais como subsídios concretos para o próximo ciclo de planejamento educacional.

Biografia do Autor

Vitória Nazareth da Silva , UNIGRAN e SED/MS

Graduei-me em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) em 2022 e, posteriormente, concluí minha Pós-Graduação em Educação Especial na FARESE em 2023. Bem como uma Pós-Graduação em Educação Infantil, Anos iniciais e Gestão Escolar pela Faculdade Iguaçu em 2024. Atuação profissional, atualmente ocupo o cargo de Assessora pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação de Dourados (CRE5). Nesta função desenvolvo o trabalho de orientar os PCPI das escolas jurisdicionadas, com ações pedagógicas e administrativas. Durante um período desenvolvi o cargo de Coordenadora de Práticas Inovadoras na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, vinculada à Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul (SED MS). Nessa função, liderei iniciativas que promovem métodos educacionais inovadores e eficazes. Também fui orientadora de um projeto financiado pela FUNDECT, contando com três bolsistas pelo PICTEC, onde busquei contribuir para o avanço da educação por meio de pesquisas e práticas pedagógicas atualizadas, focada na temática socioemocional. Durante dois anos consecutivos consegui aprovar dois projetos, no Fundo Social do Sicredi para a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira e no ano de 2024 aprovei um projeto na Chamada SNCT 08/2024-9 Linha C - Eventos de Abrangência Municipal/ SNCT 2024.

Bruno Alves Moreira, UFGD/SED

Douratorado em Sociologia (2025) em andamento e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2017). Especialista em Metodologia de Ensino Superior pela Unigran - Centro Universitário da Grande Dourados (2014). Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Anhanguera (2010), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010) e graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Com pesquisas concentradas em Educação e nas áreas de Violência, Punição e Justiça Brasileira. Possui interesse especialmente no Ministério Público no que diz respeito a persecução criminal.

João Evaldo Ghizoni Dieterich, UFGD/SED

Formou-se no ano de 2012, no Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim/MS. Completou o Mestrado no ano de 2015, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Nazareth da Silva , V., Alves Moreira, B., & Ghizoni Dieterich, J. E. (2025). ESCOLARIDADE MÉDIA E DESIGUALDADE RACIAL: um olhar crítico sobre a meta 8 do PME em Dourados-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10581