IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO E NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Jaqueline Viera UFGD
  • Eduarda Maria Coltro UFGD
  • Reinaldo dos Santos UFGD

Palavras-chave:

audiodescrição 1; inclusão 2; diversidade étnico-racial 3.

Resumo

O estudo resulta de duas pesquisas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Seu objetivo principal é apresentar parte de um jogo pedagógico em formato de fichas, fundamentado no princípio de desenho universal e na audiodescrição. Voltado ao ensino de Ciências Biológicas, o recurso busca atender a diversidade de grupos como negros, indígenas e pessoas com deficiência. A proposta destina-se a professores da rede regular de ensino, permitindo o trabalho com conceitos científicos acessíveis para todos os alunos, incluindo cegos ou com baixa visão. A pesquisa, de caráter exploratório, aborda inclusão, aprendizagem de estudantes com deficiência visual e práticas pedagógicas voltadas à valorização da diversidade. A base teórica foi construída a partir de bibliografias e documentos na plataforma Capes. O resultado inclui fichas pedagógicas que auxiliam professores a ensinar Ciências ou Biologia a alunos com ou sem deficiência visual, integrando também questões étnico-raciais aplicáveis ao ensino em escolas públicas e privadas de Dourados, MS. O estudo tem dois focos principais: as contribuições e desafios das tecnologias educacionais para inclusão étnico-racial e o uso do jogo pedagógico como estratégia em sala de aula. A proposta visa beneficiar alunos diversos – videntes, indígenas, negros, brancos e com deficiência visual – promovendo maior inclusão e equidade no ambiente escolar

 

Biografia do Autor

Jaqueline Viera , UFGD

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Educação Especial (FITEC), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente está cursando Pós-doutorado em Educação (FAED/UFGD). Foi Professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados MS(2023). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e TICs (GEPETIC), Membra do Laboratório de Educação e Tecnologias da informação e Comunicação (LETIC). Associada pela Associação Brasileira de Pesquisadores (AS) Negros (AS)-(ABPN) .Membra desde 2019 da Comissão de Heteroidentificação da UFGD. Tem experiência na área do Ensino de Geografia e Tecnologias Educacionais com ênfase em geografia para pessoas com deficiência visual. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da informação e comunicação; tecnologia assistiva em audiodescrição, deficiência visual, educação inclusiva escolar e social, educação especial, cartografia social, representação cartográfica, materiais didáticos, acessibilidade, formação de professores, ensino e didática, geografias inclusivas, geografias negras, relações étnico- raciais /tecnológicas e diversidades.

Eduarda Maria Coltro, UFGD

SEMED– Dourados

Reinaldo dos Santos, UFGD

UFGD

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Viera , J., Coltro, E. M., & Santos, R. dos. (2025). IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO E NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10579