REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE ESTÁGIO REMUNERADO NO BRASIL

Autores

  • Solayne Pereira Freitas Xer UEMS
  • Andréia Nunes Militão UFGD

Palavras-chave:

Licenciaturas, Trabalho, Estágio Remunerado

Resumo

Esse trabalho, proveniente de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo mapear teses e dissertações que tratam sobre o estágio remunerado no Brasil. De abordagem qualitativa, adota como recorte temporal o ano de homologação da Lei do Estágio, 2008, e, finda em 2024, período de desenvolvimento da pesquisa. Elegemos como método a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), tendo como lócus de pesquisa o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), apoiadas no referencial de Diniz-Pereira (2022). A partir desse trabalho, concluímos que há a necessidade de aprofundamento de pesquisas sobre a temática, pois permanece como um objeto pouco investigado. Os trabalhos encontrados indicam utilização do materialismo histórico-dialético como base teórica; as concepções encontradas nas pesquisas mapeadas se distanciam da finalidade a qual pretende o estágio, a formativa. O estágio remunerado é um modelo de estágio que compromete a efetivação de professores formados e a realização de novos concursos públicos.

Biografia do Autor

Solayne Pereira Freitas Xer, UEMS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2023-2025). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2019-2023). Foi bolsista de Iniciação Científica intitulada "Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na visão dos professores da Educação Básica." de 2019-2020 e "O Estágio Remunerado na Licenciatura em Pedagogia: Repercussões para a Formação Docente" de 2020-2021, concluiu a pesquisa "A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO INDUTORA DAS POLITICAS DOCENTES: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO CNE/CP N 02 DE 2019 E PARECER CNE/CP N 22/2019." iniciada em 2022, todas as pesquisas sob a orientação da Professora D.ra Andréia Nunes Militão. Membro do grupo Grupo de Estudos e Pesquisa Politicas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Associada a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Apresentei a pesquisa de conclusão de curso de título "O ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO NAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DO MATO GROSSO DO SUL" em 2022. Uma das fundadoras do Diretório do Centro Acadêmico de Pedagogia Maria Montessori (CAPED - UEMS). Aluna de Pós-Graduação do Mestrado em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), pesquisando Estágio Remunerado, sob a orientação da Professora D.ra Andréia Nunes Militão. Tem como interesse de pesquisa a Configurações do Estágio e Formação de Professores/as.

Andréia Nunes Militão, UFGD

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores.

Referências

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Fontes

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Pereira Freitas Xer, S., & Nunes Militão, A. (2025). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE ESTÁGIO REMUNERADO NO BRASIL . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10569