REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE ESTÁGIO REMUNERADO NO BRASIL
Palavras-chave:
Licenciaturas, Trabalho, Estágio RemuneradoResumo
Esse trabalho, proveniente de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo mapear teses e dissertações que tratam sobre o estágio remunerado no Brasil. De abordagem qualitativa, adota como recorte temporal o ano de homologação da Lei do Estágio, 2008, e, finda em 2024, período de desenvolvimento da pesquisa. Elegemos como método a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), tendo como lócus de pesquisa o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), apoiadas no referencial de Diniz-Pereira (2022). A partir desse trabalho, concluímos que há a necessidade de aprofundamento de pesquisas sobre a temática, pois permanece como um objeto pouco investigado. Os trabalhos encontrados indicam utilização do materialismo histórico-dialético como base teórica; as concepções encontradas nas pesquisas mapeadas se distanciam da finalidade a qual pretende o estágio, a formativa. O estágio remunerado é um modelo de estágio que compromete a efetivação de professores formados e a realização de novos concursos públicos.
Referências
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Fontes
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