DA UNIVERSIDADE À ESCOLA: trajetórias de formação e prática docente em língua inglesa no município de Dourados/MS
Palavras-chave:
formação docente, escola pública, ensino de línguasResumo
O presente trabalho trata da formação e atuação docente de um professor de língua inglesa contratado na rede pública municipal de Dourados/MS, com ênfase nas contribuições do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vivenciados durante a graduação. Trata-se de um relato de experiência que articula os percursos formativos vividos em meio à pandemia de Covid-19 — período em que o contato com as escolas ocorreu de maneira remota, exigindo novas formas de aproximação com os sujeitos escolares — com a prática concreta em sala de aula, agora no contexto pós-pandêmico, marcado por desafios acumulados e transformações na dinâmica escolar. Atuando há 18 meses na rede pública, o professor enfrenta dificuldades estruturais e pedagógicas, especialmente no atendimento a estudantes com defasagens de aprendizagem e a alunos estrangeiros que não compreendem o português, realidade recorrente em escolas de regiões de fronteira como Mato Grosso do Sul. Tais situações, para as quais a formação inicial ainda não prepara suficientemente, revelam a urgência de políticas educacionais que articulem formação, inclusão e diversidade linguística e cultural. Os resultados da experiência indicam a relevância dos programas formativos e o papel fundamental da escuta, da adaptação e do compromisso com uma educação pública verdadeiramente democrática.
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