ABORDAGEM EXPERIMENTAL COM “PILHAS DE BATATA” NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Andreir Pereira da Silva Universidade Estadual Mato Grosso do Sul
  • Paulo Henrique Silva Del Colle Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • George Brand Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Eletroquímica, Pilha de batata, Ensino de Química

Resumo

RESUMO: A proposta consiste em narrar uma proposta experimental realizada por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Química da UEMS – Naviraí, especificamente sobre a abordagem dos conceitos de eletroquímica para quatro turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. As atividades tiveram como objetivo facilitar o ensino de eletroquímica por meio de uma abordagem experimental prática e acessível, utilizando pilhas de batatas com eletrodos de zinco e cobre, associadas em série para alimentar uma calculadora, seguida da medição da tensão elétrica com voltímetro. Os resultados obtidos com questionário aplicado às turmas, demonstraram que a atividade experimental melhorou a compreensão dos estudantes sobre o conceito de reações redox, identificação de ânodo/cátodo e na função da batata como meio condutor. Concluiu-se que a abordagem prática, aliada à contextualização, aumentou o interesse dos alunos à disciplina de química além de auxiliar na compreensão de conteúdos conceitos abstratos, como fluxo eletrônico. A atividade reforçou também a importância do PIBID na formação docente.

 

Palavras-chave: Eletroquímica; Pilha de batata; Ensino de Química.

Biografia do Autor

Andreir Pereira da Silva, Universidade Estadual Mato Grosso do Sul

 

Andreir Pereira da Silva


Acadêmico de Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com formação técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Possui certificação em Conceitos Básicos de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) e concluiu o curso de Oratória e Argumentação pela Universidade de Mato Grosso do Sul - Unidade de Naviraí (UEMS). Também obteve certificação sobre a Influência da Isomeria Óptica sobre os Efeitos Biológicos pela Universidade de Mato Grosso do Sul (UEMS).Participou da 17 Mostra Brasileira de Foguetes, recebendo medalhas de prata e ouro na 18 Mostra Brasileira de Foguetes. Ministrou o minicurso "O Pequeno Astronauta: Popularização da Ciência através de Oficinas de Foguetes" na Ação de Extensão da XVI Jornada Nacional de Educação de Naviraí. Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde desenvolve práticas inovadoras e educativas no ensino de Química.

Paulo Henrique Silva Del Colle , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Paulo Henrique Silva Del Colle


Acadêmico de Química (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), com interesse em especialização e mestrado na área de educação. Possui experiência em LaTeX, iniciação científica, docência e projetos de ensino. Participou como bolsista de iniciação científica no laboratório CDTEQ - UEMS/Naviraí, atuando na área de química inorgânica. Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras em Química. Participei do projeto de ensino Revisão dos conteúdos de matemática básica para os cursos de Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Química. Atuei inicialmente como monitor voluntário e, no ano seguinte, como colaborador bolsista do mesmo projeto, promovendo reforço em matemática básica para estudantes universitários. No âmbito acadêmico, foi destaque na MOBFOG: em 2023, integrou a equipe campeã, classificada para a Jornada de Foguetes no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí-RJ; e, em 2024, conquistou a medalha de ouro na competição.

George Brand, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 

George Brand


Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestrado em Química Orgânica (Fitoquímica) na Universidade Estadual de Maringá (PQU-UEM) e doutorado em Síntese Orgânica também pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá. Pós-doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com ênfase em Síntese Orgânica como especialidade em alcalóides beta-carbolínicos substituídos, triazóis e suas atividades biológicas (antileishmania, antitripanossoma e antitumoral) e reações de acoplamento cruzado C-S. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Pereira da Silva, A., Henrique Silva Del Colle , P., & Brand, G. (2025). ABORDAGEM EXPERIMENTAL COM “PILHAS DE BATATA” NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10511