O SUJEITO MARCADO PELA IDEOLOGIA NA MUSICA “TOCANDO EM FRENTE” DE ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA

Authors

  • Luane Prado Gomes Silva
  • Silvane Aparecida de Freitas

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo a análise do sujeito regional marcado

pela ideologia que o cerca, na música “Tocando em Frente” de Almir Sater e Renato Teixeira. A fundamentação teórica a ser utilizada é a Análise do Discurso da linha francesa, apoiada na psicanálise, contemplando um sujeito social e histórico. A pesquisa é bibliográfica. Considerando que um discurso não se constrói por si só, mas que é atravessado por outros discursos (interdiscurso), o corpus deste artigo se ocupará de interpretar esses sujeitos que formam o indivíduo regionalista pantaneiro. Verificou-se um sujeito que ora tem um discurso representativo de uma classe ou de indivíduos, ora um discurso que imaginam ser só seu, homogêneo, dono do seu dizer. A experiência o torna capaz de ver a vida sabiamente consciente ou inconsciente; percebe que vive determinado por algo, porém não se acomoda e segue em frente.

Palavras-chave:

Música. Ideologia. Análise do discurso. Psicanálise.

Published

2016-12-14

How to Cite

Gomes Silva, L. P., & de Freitas, S. A. (2016). O SUJEITO MARCADO PELA IDEOLOGIA NA MUSICA “TOCANDO EM FRENTE” DE ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA. ANAIS DO SCIENCULT, 1(3). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3431