REDUZIR OU NÃO A MAIORIDADE PENAL?

Autores

  • Ana Amélia Dias da Silva
  • Cíntia Lorena de Carvalho Figueiredo
  • Léia Comar Riva

Resumo

O presente artigo versa sobre a questão da redução ou não da maioridade penal. Tomou-se como base, a opinião de juristas, profissionais do direito, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que utilizam-se dos mais variados argumentos para explicar a participação da criança e do adolescente na criminalidade e analisam a viabilidade jurídica da redução da maioridade penal. Os dados levantados reafirmam a ineficácia da redução de idade para diminuição da criminalidade, que independente das medidas que devam ser tomadas, para essa redução, nem a curto, médionou longo prazo, pois nada previne a delinqüência e o futuro é construído pelos menores. Portanto, a tese da redução da maioridade penal é incorreta e insensata, embora conte com o apoio popular, pois dependerá da capacidade da sociedade de criar oportunidades efetivas para que essa geração de jovens possa exercer a cidadania e participar da construção de uma sociedade justa e fraterna, e que é perfeitamente possível a recuperação desses jovens infratores, sem a necessidade de confiná-los a um cárcere.

Palavras–chave:

Redução da Maioridade Penal. Ineficácia. Estatuto da Criança e do Adolescente. Constituição Federal. Viabilidade Jurídica. Futuro.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Silva, A. A. D. da, Figueiredo, C. L. de C., & Riva, L. C. (2016). REDUZIR OU NÃO A MAIORIDADE PENAL?. ANAIS DO SCIENCULT, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3459

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>