UNIÃO ESTÁVEL E CASAMENTO: DIVERGENCIAS NA EQUIPARACÃO

Autores

  • Lucas Silva Fernandes da Silveira UEMS
  • Léia Comar Riva UEMS

Resumo

A família tem sofrido profundas transformações em sua forma de organização. A Constituição Federal de 1988, além da família instituída pelo casamento, incluiu a formada pela união estável e pela monoparentalidade.  A presente pesquisa tem por objetivo averiguar as divergências sobre a equiparação, ou não, do instituto da união estável ao do casamento e alguns efeitos produzidos pelo casamento e pela união estável, além de apontar as diferenças conceituais entre os institutos. No decorrer da pesquisa, serão levantadas e analisadas outras questões sobre a equiparação ou não dos institutos. Deste modo, tece reflexões sobre o reconhecimento do casamento e da união estável como instituições consideradas entidades familiares; e apesar dos vários pontos controversos e polêmicos, esta produz vários efeitos jurídicos semelhantes aos daquele.  Nessa perspectiva, é válido ressaltar que o projeto de pesquisa busca contribuir na formação do pesquisador por meio dos conhecimentos adquiridos e no desenvolvimento da pesquisa que permitam analisar e compreender a atual realidade social e jurídica. O procedimento metodológico constituirá da pesquisa bibliográfica dos institutos, fundada na discussão teórica do material consultado junto ao Direito Brasileiro. Destaca-se ainda, que a pesquisa faz parte do projeto de iniciação cientifica que esta sendo desenvolvido na UEMS, unidade universitária de Paranaíba, e está no início da coleta de dados.

 

Palavras-chave: Entidade familiar. Institutos. Família.

Biografia do Autor

Lucas Silva Fernandes da Silveira, UEMS

Discente do curso de Direito da UEMS. Bolsista da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba.

Léia Comar Riva, UEMS

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Direito e Especialização em Direitos Humanos da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

da Silveira, L. S. F., & Riva, L. C. (2016). UNIÃO ESTÁVEL E CASAMENTO: DIVERGENCIAS NA EQUIPARACÃO. ANAIS DO SCIENCULT, 5(2), 170–184. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3492

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>