LICÕES DE GRAMÁTICA NORMATIVA

Autores/as

  • Anailton de Souza GAMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Guilherme da Silva MACIEL Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luciene Soares RODRIGUES Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Gramática Normativa, Efeitos de Sentido, Metodologias de Ensino de Gramática

Resumen

O projeto justifica a sua importância diante das dificuldades encontradas pelos acadêmicos em relação ao ensino de gramática tendo em vista que muitos entram na Universidade sem o conhecimento básico do estudo gramatical. Soma-se a isso a pandemia do Novo Corona Virus (COVID 19) que contribuiu significativamente para com a desaceleração da aprendizagem em todos os sentidos e inclusive com a aprendizagem no ensino de gramática e discussões sobre a mesma. Assim, esse projeto pretende estabelecer uma relação entre o ensino de gramática e a necessidade de aprendizagem dessa gramática para lidar com os problemas no ensino de Língua Portuguesa. Dentre os objetivos do Projeto estão: oportunizar reflexões e metodologias no ensino/aprendizagem de Gramática Normativa; estabelecer um diálogo e interação entre acadêmicos dos Cursos da Unidade de Jardim de forma harmoniosa, lúdica e prazerosa; suprir as dificuldades acadêmicas no ensino/aprendizagem de Gramática advindos com o contexto pandêmico e atividades remotas oferecendo subsídios e estratégias para o seu ensino; oportunizar momentos de reflexão e prática diante dos fatos da Língua e fatos da Linguagem contribuindo para o aprimoramento e melhoria da qualidade dos cursos de graduação da Unidade de Jardim incentivando processos de inovação na prática educativa, em especial no Curso de Letras; ampliar os espaços de aprendizagem e o uso de recursos e metodologias de ensino integrando disciplinas, módulos e outros componentes curriculares do curso. O Projeto divide-se em duas oficinas independentes – Oficina de Gramática e Resolva suas Dúvidas –, que propiciam a revisão de regras gramaticais da norma culta da Língua Portuguesa para quem deseja aprimorar a produção de textos escritos. Nas aulas, enfatiza-se a Gramática como um instrumento importante na construção de sentidos, já que é ela responsável pela organização dos elementos textuais, de acordo com a intenção comunicativa dos usuários do sistema linguístico. Assim, elencamos os objetivos em cada uma das oficinas como sendo: Para a Oficina de Gramática: oferecer subsídios para o desenvolvimento da competência comunicativa; possibilitar o uso adequado de elementos e regras gramaticais responsáveis pela construção de coesão e coerência textuais; desenvolver o emprego adequado de recursos sintáticos importantes na construção textual, de acordo com o efeito de sentido que se pretende produzir. Em relação à Oficina Resolva suas Dúvidas: revisar a utilização de recursos gramaticais de acordo com a norma culta; propiciar o uso adequado de elementos e regras gramaticais responsáveis pela construção de coesão e coerência textuais, de acordo com o efeito de sentido que se pretende produzir. As atividades da Oficina de Gramática são presenciais, realizadas em sala de aula da Unidade, nas terças e quintas-feiras, contemplando 1 hora e meia de atividades com o público acadêmico e bolsista, totalizando 30 sessões; as atividades da Oficina Resolva Suas Dúvidas são realizadas via Plataforma Digital Google Meet e acontecem nas terças-feiras das 15:00 as 16:30, totalizando 30 sessões. O mesmo conteúdo trabalhado presencialmente é trabalhado na modalidade remota, pois esse momento, conforme o próprio tema, é a Oficina Resolva Suas Dúvidas.

Biografía del autor/a

Anailton de Souza GAMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área. Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados

Guilherme da Silva MACIEL, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Letras com Habilitação Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino;

Luciene Soares RODRIGUES, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Letras com Habilitação Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino

Citas

Sem referências.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

de Souza GAMA, A., da Silva MACIEL, G., & Soares RODRIGUES, L. (2024). LICÕES DE GRAMÁTICA NORMATIVA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9865

Número

Sección

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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