EQUIPE DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DA UEMS DE JARDIM

Autores

  • Anailton de Souza GAMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Douglas Albuquerque MALTA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Conexão Universitária, Divulgacão Científica, FakeNews, Ciberlullying

Resumo

O projeto objetiva promover a utilização da Internet na área da comunicação e na educação superior na Unidade Universitária de Jardim situando o jornal eletrônico como uma mídia quando propõe a produção de reportagens, notícias, vídeos e entrevistas entre outros gêneros jornalísticos. Também objetiva desenvolver a sustentabilidade; o protagonismo acadêmico, a compreensão, utilização e criação voltadas às mídias digitais de forma crítica e ética, contribuindo para com o desenvolvimento da proficiência dos acadêmicos com relação à oralidade, à leitura, à produção escrita e o desenvolvimento da criatividade; permitindo a elaboração de novos esquemas mentais pela interação entre pessoas e tecnologias; potencializar o contato, reflexão crítico-reflexiva e pensamento científico sobre temas clássicos e contemporâneos não mobilizados nos projetos político-curriculares e pedagógicos dos cursos de graduação, contribuindo com o aprimoramento das práticas, dinâmicas e estratégias pedagógicas de ensino nos cursos de graduação além de fomentar a inovação e a ampliação das metodologias, espaços e práticas de ensino-aprendizagem de graduação, promovendo a prática inter/multi/transdisciplinar e integrativa de disciplinas, módulos e outros componentes curriculares; estimulando o intercâmbio entre discentes e docentes dos diferentes cursos de graduação da Unidade de Jardim. O projeto é realizado no laboratório de informática. Primeiramente, abordamos aspectos teóricos da comunicação e da educomunicação, além dos meios de comunicação em massa, como jornais em revistas. Apresentamos possibilidades da criação deste tipo de material na universidade, por parte dos acadêmicos, como estratégia para instigar a pesquisa. Posteriormente, sugerimos, como atividade prática, a construção de um texto simples, em formato de artigo de opinião ou notícia fictícia, visando desenvolver a formação e a diagramação. Para este projeto de ensino buscamos trabalhar com a elaboração de um jornal virtual voltado para a Unidade Universitária de Jardim, objetivando a efetiva participação dos acadêmicos como pesquisadores/desenvolvedores do material. Com a proposta de educar pela pesquisa, e também de proporcionar a construção do conhecimento a partir do sujeito, abordamos elementos que constituem um jornal (artigo de opinião, reportagem, entrevistas, enquete, etc.), passando pela formatação e diagramação (softwares disponíveis) e, por fim, meios de publicação online. Os acadêmicos atuam como protagonistas, realizando todas as etapas de escolha de conteúdos/matérias, sessões, fotos até postagens no Jornal além de realizar produções envolvendo os componentes curriculares, a cobertura de eventos escolares e municipais, bem como produções de seu interesse. Além das questões pedagógicas, as vantagens decorrentes do uso do jornal eletrônico envolvem a sustentabilidade, na medida em que se reduz significativamente a utilização de materiais como o papel e a tinta; a praticidade, pois se pode acessar o Jornal pelo computador ou celular de qualquer lugar em que se esteja; atingindo além da comunidade escolar, demais tipos de público em locais variados promovendo a interação entre as pessoas. Ao final do projeto esperamos que o participante não só adquira habilidades e competências para elaboração de material em formato de jornal, revista e/ou fanzine para publicação na web, mas também, que reflita sobre a importância da pesquisa para construção do aprendizado, através deste formato de mídia.

Biografia do Autor

Anailton de Souza GAMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.

Douglas Albuquerque MALTA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Letras com Habilitação Português e Inglês, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

de Souza GAMA, A., & Albuquerque MALTA, D. (2024). EQUIPE DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DA UEMS DE JARDIM. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9858

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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