EQUIPE DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DA UEMS DE JARDIM
Palavras-chave:
Conexão Universitária, Divulgacão Científica, FakeNews, CiberlullyingResumo
O projeto objetiva promover a utilização da Internet na área da comunicação e na educação superior na Unidade Universitária de Jardim situando o jornal eletrônico como uma mídia quando propõe a produção de reportagens, notícias, vídeos e entrevistas entre outros gêneros jornalísticos. Também objetiva desenvolver a sustentabilidade; o protagonismo acadêmico, a compreensão, utilização e criação voltadas às mídias digitais de forma crítica e ética, contribuindo para com o desenvolvimento da proficiência dos acadêmicos com relação à oralidade, à leitura, à produção escrita e o desenvolvimento da criatividade; permitindo a elaboração de novos esquemas mentais pela interação entre pessoas e tecnologias; potencializar o contato, reflexão crítico-reflexiva e pensamento científico sobre temas clássicos e contemporâneos não mobilizados nos projetos político-curriculares e pedagógicos dos cursos de graduação, contribuindo com o aprimoramento das práticas, dinâmicas e estratégias pedagógicas de ensino nos cursos de graduação além de fomentar a inovação e a ampliação das metodologias, espaços e práticas de ensino-aprendizagem de graduação, promovendo a prática inter/multi/transdisciplinar e integrativa de disciplinas, módulos e outros componentes curriculares; estimulando o intercâmbio entre discentes e docentes dos diferentes cursos de graduação da Unidade de Jardim. O projeto é realizado no laboratório de informática. Primeiramente, abordamos aspectos teóricos da comunicação e da educomunicação, além dos meios de comunicação em massa, como jornais em revistas. Apresentamos possibilidades da criação deste tipo de material na universidade, por parte dos acadêmicos, como estratégia para instigar a pesquisa. Posteriormente, sugerimos, como atividade prática, a construção de um texto simples, em formato de artigo de opinião ou notícia fictícia, visando desenvolver a formação e a diagramação. Para este projeto de ensino buscamos trabalhar com a elaboração de um jornal virtual voltado para a Unidade Universitária de Jardim, objetivando a efetiva participação dos acadêmicos como pesquisadores/desenvolvedores do material. Com a proposta de educar pela pesquisa, e também de proporcionar a construção do conhecimento a partir do sujeito, abordamos elementos que constituem um jornal (artigo de opinião, reportagem, entrevistas, enquete, etc.), passando pela formatação e diagramação (softwares disponíveis) e, por fim, meios de publicação online. Os acadêmicos atuam como protagonistas, realizando todas as etapas de escolha de conteúdos/matérias, sessões, fotos até postagens no Jornal além de realizar produções envolvendo os componentes curriculares, a cobertura de eventos escolares e municipais, bem como produções de seu interesse. Além das questões pedagógicas, as vantagens decorrentes do uso do jornal eletrônico envolvem a sustentabilidade, na medida em que se reduz significativamente a utilização de materiais como o papel e a tinta; a praticidade, pois se pode acessar o Jornal pelo computador ou celular de qualquer lugar em que se esteja; atingindo além da comunidade escolar, demais tipos de público em locais variados promovendo a interação entre as pessoas. Ao final do projeto esperamos que o participante não só adquira habilidades e competências para elaboração de material em formato de jornal, revista e/ou fanzine para publicação na web, mas também, que reflita sobre a importância da pesquisa para construção do aprendizado, através deste formato de mídia.
Referências
Sem referências