RODA DE TERERÉ DA UEMS DE JARDIM: SARAU LITERÁRIO
Palavras-chave:
Interacão acadêmica, Formacão crítica continuada, Linguagens criativasResumo
O Projeto tem como objetivo contribuir para que os (as) discentes e docentes do Curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim conheçam e utilizem os recursos culturais e os elementos constitutivos da linguagem de forma criativa, reflexiva e funcional além de oportunizar momentos de interação entre os docentes e discentes do Curso de Letras contribuindo para o aprimoramento e melhoria da qualidade do Curso incentivando processos de inovação na prática educativa. Procura também ampliar os espaços de aprendizagem e o uso de recursos e metodologias de ensino; integrar disciplinas e outros componentes curriculares do Curso de Letras. As ações realizadas no projeto em questão se constituem numa atividade do PPP do Curso de Letras e se caracterizam pela interação entre os professores e acadêmicos buscando efetivar o processo de Formação Continuada já em curso, promovido no próprio PPP que, por conta das mudanças em todos os cursos de Ensino Superior, a relação teoria prática-teoria passa a ser vista como elemento fundamental e interdependente. Um dos maiores desafios no ensino superior e principalmente no Curso de Letras é despertar nos acadêmicos o interesse pela expressão artística, pelas manifestações culturais e da língua, sempre vistas como distantes da sua realidade, seja por timidez ou falta de oportunidades. Assim, este Projeto estabelece um diálogo e interação entre professores da Educação Superior e Acadêmicos, através de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimentos e mudanças qualitativas na prática pedagógica desses futuros professores. O projeto conta com uma parte de atividades presenciais contando com atividades que vão de palestras, rodas de leituras, projeção de filmes e discussões, exposição de obras artísticas, apresentações culturais, dentre outras. Parte das atividades também são realizadas via remota com o objetivo de despertar nos acadêmicos as várias possibilidades de interação (presencial e virtual). Dividido em quatro encontros presenciais totalizam 40 horas, essas 40 horas se justificam tendo em vista a necessidade de preparação e organização do evento.
Referências
Sem referências.