O USO DA MONITORIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I NO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Autores

  • Larissa Gaiola
  • Leila Cristina Konradt-Moraes

Resumo

As disciplinas de Operações Unitárias I e II, no curso de Química Industrial da Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, têm por objetivo fornecer conhecimentos a respeito das
diferentes operações físicas presentes nos processos indústrias, independentemente da sua escala,
tais como moagem, homogeneização, peneiramento, floculação, flotação, decantação, filtração,
fluidização, bombeamento, dentre outras. Devido a extensão de conteúdos presente nas ementas, os
quais permeiam desde operações sólido-líquido, sólido-gás, líquido-líquido ou sólido-sólido, os
graduandos do curso relatam ter dificuldades e, um índice de reprovação significativo é registrado
semestralmente. A busca da minimização deste índice revela a importância do aluno monitor, uma
vez que a monitoria trata de uma aprendizagem ativa, considerada pela nova Base Nacional Comum
Curricular, como relevante para apropriação do conhecimento, além de favorecer que os alunos se
sintam capacitados para apreenderem os conteúdos propostos disponibilizados pelas trocas de
experiência entre os pares. Considerando a disciplina de Operações Unitárias I, que ocorreu no
primeiro semestre de 2019, a atividade de monitoria buscou efetivar o contato direto do aluno
monitor com os demais acadêmicos matriculados na disciplina, através do acompanhamento dos
conteúdos ministrados durante as aulas e, posteriores auxílios na fixação do conteúdo teórico e
resolução de exercícios propostos pela professora, buscando um melhor aproveitamento e
aprimoramento dos conhecimentos por parte dos alunos assistidos. Adotou-se como metodologia
para tal, o atendimento semanal em sala, de pequenos grupos fora do horário das aulas, e em
períodos previamente estabelecidos. Todos os atendimentos realizados aos grupos de alunos tiveram
listas de frequência registrada. Notou-se que, de uma forma geral, as notas aumentaram na segunda
avaliação em relação a primeira. Após o encerramento do semestre houve um feedback positivo por
parte dos alunos em relação ao apoio oferecido. Conclui-se que a atividade de monitoria é benéfica
tanto aos acadêmicos que frequentaram a monitoria, pela melhora no aproveitamento, quanto para o
aluno monitor, pelo aprimoramento de seus conhecimentos sobre a disciplina já estudada, e para a
professora-orientadora, que dispões de apoio no atendimento aos alunos.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Gaiola, L., & Konradt-Moraes, L. C. (2019). O USO DA MONITORIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I NO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6001

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA