MONITORIA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS APLICADAS À ENGENHARIA AMBIENTAL

Leonardo Lima Santos, Leila Cristina Konradt-Moraes

Resumo


O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem como objetivo, apresentado em seu Projeto Pedagógico, “formar profissionais capazes de realizar atividades diretamente ligadas ao meio ambiente, buscando a criação de alternativas ambientais, sociais e econômicas acarretando na minimização de possíveis impactos ambientais”. Para atingir tal objetivo, são necessárias várias disciplinas voltadas à área Tecnológica, dentre elas, a de Operações Unitárias Aplicadas à Engenharia Ambiental. Entende-se por Operações Unitárias qualquer processo físico, em qualquer escala, que envolve apenas operações físicas, como moagem, homogeneização, floculação, flotação, decantação, filtração, fluidização, dentre outras. Devido à grande versatilidade no conteúdo da disciplina e ao conteúdo extenso, ela é considerada de alta dificuldade pelos acadêmicos da 4ª série do curso e apresenta um índice de reprovação representativo, portanto, a presença de um aluno monitor se mostra benéfica para tentar minimizar este índice. Assim, a atividade de monitoria em Operações Unitárias Aplicada à Engenharia Ambiental teve como objetivo promover o contato direto do aluno monitor com os acadêmicos matriculados na disciplina com o acompanhamento em sala dos tópicos ministrados e posterior auxílio na resolução dos exercícios propostos e na fixação do conteúdo teórico visando aumentar o aproveitamento da disciplina. A metodologia adotada foi baseada no atendimento em classe de pequenos grupos de estudantes para sanar dúvidas a respeito de exercícios propostos pela professora orientadora, bem como, da teoria referentes aos conteúdos ministrados na disciplina, sendo que o aluno monitor disponibilizava também algumas horas semanais para o estudo individual com o intuito de melhor atender aos acadêmicos. O que se conclui do trabalho de monitoria é que se trata de uma atividade benéfica para o aluno monitor, pois aprimora os seus conhecimentos sobre a disciplina anteriormente estudada; para os acadêmicos que frequentam a monitoria, pois assimilavam melhor a matéria devido as discussões com o monitor e finalmente, para o orientador, uma vez que, possuía um apoio no atendimento aos acadêmicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.