A IMPORTÂNCIA DA MONITORA PARA A INSERÇÃO DO ALUNO NO AMBIENTE VIRTUAL ACADÊMICO: O CASO DA DISCIPLINA TURISMO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - EAD

Autores/as

  • Felipe Ramão Pelizaro Bassini
  • Camila de Brito Quadros Lara

Resumen

O Programa Institucional de Monitoria é disponibilizado para que os alunos que cursam a disciplina “Turismo e Ambiente Virtual de Aprendizagem” possam ter uma ajuda extra na hora de produzir as atividades propostas pela docente em relação aos procedimentos da sala virtual da EAD/UEMS, pois por ser ofertada no 1º semestre, seria a primeira vez de utilização do AVA/ MOODLE pelos mesmos. Desta forma, foi estipulado que a monitoria ofertada de quatro horas semanais seria realizada no laboratório de informática da universidade, situado no bloco E piso superior, pois o laboratório do curso de Turismo - Cientur - passou por manutenções durante o semestre. Além disso, os atendimentos também ocorreram na sala de aula, situada no bloco D piso superior, e dessa forma, a monitoria foi realizada durante o 1º semestre, nas noites de sextas-feiras, sendo que a turma do 1º ano do curso de turismo neste dia não tem aulas presenciais em sua grade semestral. A monitoria proposta para esta disciplina é de suma importância para os acadêmicos, pois tal disciplina é desenvolvida por Unidades e/ou Modulos, com ênfase Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, que está na plataforma Moodle UEMS. Tal monitoria, atuou no apoio pedagógico em base das ferramentas virtuais utilizadas pelo professor-aluno, como por exemplo, webconferencias, chats, envio de arquivos com atividades avaliativas, fóruns de discussão e uma ajuda na formação dos mesmos, dentre outras. Assim, os acadêmicos utilizaram as instalações, os computadores e a internet da universidade, facilitando o acesso à sala virtual. Um ponto importante para ser relevado, é que esta disciplina tem o papel fundamental de capacitar os alunos para as diversas outras disciplinas a distancias durante sua graduação, podendo assim compreender cada aspecto presente no turismo, até mesmo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sendo uma ferramenta importante e inovadora para cada profissional da área. Conclui-se que o Programa Institucional de Monitoria da UEMS, proporciona um complemento para o aprendizado do acadêmico ingressante no curso de Turismo, dando suporte nas dificuldades da ambientação, adaptação, acompanhamento dos conteúdos ministrado e mediação pedagógica no ambiente virtual.

Publicado

2018-03-19

Cómo citar

Bassini, F. R. P., & Lara, C. de B. Q. (2018). A IMPORTÂNCIA DA MONITORA PARA A INSERÇÃO DO ALUNO NO AMBIENTE VIRTUAL ACADÊMICO: O CASO DA DISCIPLINA TURISMO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - EAD. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4620

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artículos más leídos del mismo autor/a