A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumen
A aula prática é uma importante ferramenta pedagógica que contribui para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e desperta a curiosidade cientifica do aluno. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade prática para desenvolver conteúdos relacionados aos reinos Protista e Monera, com o intuito de facilitar a sua compreensão. As atividades foram desenvolvidas para turma do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon, em dois encontros, contemplando aula expositiva-dialogada, discussões e aula prática, metodologias as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro didático, textos, paródia e microscópio. O primeiro encontro ocorreu no ambiente escolar, onde os bolsistas realizaram breve revisão referente aos conteúdos dos reinos Monera e Protista, pontuando de maneira investigativa as principais informações sobre o tema, concluindo a aula com uma paródia do reino Monera. Para finalizar, os alunos realizaram, com o auxílio de cotonetes, coleta de material em diferentes objetos presentes em espaços variados da escola como: maçaneta da porta da sala de aula, descarga do banheiro, haste dos óculos, livro didático, mouse da sala de multimídia, dinheiro (cédula e moeda) e celular. Em seguida, estas amostras foram semeadas em meios de culturas individuais para posterior observação pelos alunos. O segundo encontro ocorreu no Laboratório de Química da UEMS. Após explicação de noções básicas do manuseio do microscópio óptico e regras de segurança em laboratório, os alunos observaram lâminas preparada com água de rio. Em seguida foi promovida breve discussão: O que está sendo visualizado? Estes organismos estão presentes em nosso dia a dia? Em que reino eles estão classificados? Saberiam dizer se são benéficos ou maléficos? Qual a importância deles para nós? Conseguiríamos visualizá-los sem o auxílio do microscópio? Na sequência foram apresentados os meios de cultura semeados no encontro anterior. Foi notória a surpresa dos alunos quanto ao crescimento das colônias de bactérias nas culturas realizadas, principalmente aquela que continha material coletado na maçaneta da porta da sala de aula. Logo após, foi realizado um questionamento em relação às diferenças no crescimento das colônias de bactérias em cada meio de cultura. Os alunos apresentaram excelente desempenho e participação durante as atividades propostas, demonstrando interesse e coerência quanto os questionamentos abordados. Através dos resultados obtidos podemos concluir que foi possível transformar o conteúdo abstrato dos livros didáticos em conteúdos concretos, tornando a aprendizagem mais efetiva, eficiente e eficaz.