PROJETO YOUNG WRITERS

Authors

  • Sara Vasconcelos
  • Elisa Campos
  • Telma de Souza Garcia Grande
  • Cláudia Alquimin Gonçalves

Abstract

O projeto Young Writers foi desenvolvido com a finalidade de despertar nos alunos o interesse pela
escrita e também desenvolver a leitura e a oralidade na língua inglesa. Os alunos entraram em
contato com a literatura norte-americana por meio de poemas e contos. O objetivo do projeto foi
propiciar por meio da literatura, motivação a leitura e oralidade na língua inglesa. A primeira
atividade proposta foi o poema Corvo, de Edgar Alan Poe. Nós divididos 4 grupos e levamos o
áudio do poema e sugerimos que os alunos fizessem a leitura em inglês, logo na segunda aula
trouxemos a atividade da escrita para eles mudarem a estrofe e ao notarmos que tiveram
dificuldades permitimos que fizessem primeiro na língua portuguesa e depois com a ajuda do
dicionário e computador eles escreveram a estrofe na língua inglesa, com o intuito de aprofundarem
o conhecimento da literatura. Discutimos o quão ela é importante para o desenvolvimento do nosso
senso crítico e com essa discussão também os estimulamos a escrita de um poema sobre algum
assunto relevante da sociedade, a atividade foi realizada por todos. Também usamos a biblioteca
como um recurso de aprendizagem, onde pesquisamos vários modelos de obras literárias. Na
sequência das atividades apresentamos o filme “Sociedade dos poetas mortos” como uma forma de
estimulá-los a escreverem poesias. Os alunos produziram poemas, preparamos a sala de aula com
um ambiente propício para a produção de textos, colocamos objetos para que fossem usados como
inspiração para a escrita. Os alunos também produziram contos com temas livres e através desse
trabalho recomendamos aos alunos que fossem feitas apresentações de seus textos e assim
dividimos 2 grupos: um literário e outro não literário, o grupo literário apresentou um telejornal e o
literário apresentou todas as produções que realizaram em forma de teatro, ambos com falas na
língua inglesa. Os resultados desse trabalho pedagógico foram muito satisfatórios para todos nós,
pibidianos, professora supervisora e discentes atuantes do projeto e demais alunos da escola, por
meio de uma apresentação a todos os alunos da escola sobre a atuação do Pibid em atividades
pedagógicas.

Published

2019-11-27

How to Cite

Vasconcelos, S., Campos, E., Garcia Grande, T. de S., & Gonçalves, C. A. (2019). PROJETO YOUNG WRITERS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6014

Issue

Section

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Most read articles by the same author(s)