WRITING AND SPEAKING IN PIBID CLASSES
Resumo
Existem inúmeras razões sobre a dificuldade na aprendizagem da habilidade da língua inglesa nasescolas públicas brasileiras, entre elas estão salas de aula com grande número de alunos e falta de
material didático adequado. Sendo assim, a responsabilidade para motivar o ensino é uma constante
busca do professor, principalmente para o professor iniciante e para o aluno estagiário. Nossa
proposta é compartilhar uma experiência didática bem-sucedida em sala de aula de língua inglesa
em atividades práticas em nossa atuação como alunas do Pibid Multidisciplinar no Curso de Letras
da UEMS, UUC, em uma escola pública da cidade. Na primeira etapa deste projeto intitulado
“Writing and speaking in Pibid classes”, fizemos observação em uma sala do 1º ano do ensino
médio, que mostrou muito interesse em se expressar na língua alvo, porém tinham dificuldade na
oralidade da língua inglesa. A escola em que atuamos adotou os princípios da escola da autoria, e
nós, pibidianas, nos dividimos em duplas para atuarmos neste propósito, também dividimos os
alunos em duplas, eles se propuseram a elaborar pequenas esquetes sobre atividades do cotidiano,
que foram filmados e editados para apresentação aos colegas, no intuito de levá-los a
desenvolverem principalmente as habilidades falar e escrever na língua alvo, utilizando-se assim a
tecnologia, já que ela se faz presente no cotidiano de todos. Por meio da teoria da linguística
aplicada e metodologias ativas, foi possível com o resultado final desta experiência proporcionada
pelo Pibid, constatar que para que haja a efetiva comunicação na língua alvo, é necessário criar um
ambiente real de comunicação (Almeida Filho, 1993), com propostas pedagógicas de elaboração
previamente estudadas por meio de teorias acadêmicas, aplicação crítica do conteúdo e avaliação da
aprendizagem. Nesta apresentação pretendemos colaborar com uma proposta para elaboração desta
atividade em outras séries do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino.
Downloads
Publicado
2019-12-12
Como Citar
Rosa, L. M., Costa, R. S., Mata, R. A. V. da, & Gonçalves, C. A. (2019). WRITING AND SPEAKING IN PIBID CLASSES. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6034
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS