O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Elizeth Nolasco Neves
  • Aline de Freitas Assis
  • Cláudia Alquimin Gonçalves
  • Telma de Souza Garcia Grande

Resumo

O uso de metodologias ativas no ensino da língua inglesa foi uma proposta de ensino na Escola
Estadual Hermelina Barbosa Leal, escola da autoria na cidade de Cassilândia. A metodologia ativa
tem como característica muito importante, colocar o aluno como responsável por sua própria
aprendizagem e fazer com que ele esteja comprometido com o resultado. Para iniciar nossa proposta
de trabalho, primeiro observamos os alunos e identificamos suas dificuldades quanto ao
aprendizado da língua inglesa e verificamos que a falta de domínio do vocabulário era uma das
deficiências quanto ao aprendizado. Em uma proposta de ampliar o conhecimento de vocábulos na
língua inglesa, elaboramos e colocamos em prática o jogo lúdico “soletrando”, que permitiu a
prática escrita e oral de vocábulos contextualizados na língua inglesa. Ainda em uma perspectiva
lúdica para motivar o aprendizado elaboramos jogos como forca, jogo da memória, baralho,
dominó, cuja confecção foram realizadas pelos próprios alunos e em seguida colocados em prática
para o ensino e fixação do vocabulário. Outra prática em sala e aula que também motivou os alunos
a escreverem e ampliarem o vocabulário na língua alvo, foi fazer uso da tecnologia em sala de aula,
sendo assim, propusemos a elaboração de textos curtos em inglês, mensagens como uma conversa
via celular, frases e nomes de filmes por meio do estímulo de emojis. Ao final de cada aula
solicitamos a avaliação da proposta de conteúdo e ensino aos alunos, que avaliavam se a aula havia
sido dinâmica se haviam aprendido o conteúdo proposto, além de emitirem propostas temáticas e
dinâmicas para as próximas aulas. O objetivo deste trabalho foi avaliar, e testar as metodologias
ativas, como forma de ensino da língua estrangeira. As aulas foram ministradas uma hora-aula por
semana, com diferentes temas. A implementação desta prática lúdica, cujos jogos foram elaborados
pelos próprios alunos, pôde favorecer o diálogo sobre o que se quer aprender e o que deve ser
ensinado em sala de aula, estimulando o diálogo entre professores e alunos. Esta metodologia
despertou nos alunos curiosidades, e os fizeram sentir parte do processo de ensino e aprendizagem
de forma interativa, que os motivou a trazerem propostas de ensino para a aula.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Neves, E. N., Assis, A. de F., Gonçalves, C. A., & Grande, T. de S. G. (2019). O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6002

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)