EDUCAÇÃO E SAÚDE: ORIENTAÇÕES SOBRE HIGIENE PESSOAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO, MS

Autores

  • Cristina Silva-Caetano
  • Maria Euzi Ramos Amaducci
  • Léia Mendes Guedes
  • Elizandra Oliveira de Carvalho Mendonsa
  • Valéria Flávia Batista-Silva

Resumo

A saúde do ser humano deve ser prioridade, portanto, todos os aspectos envolvidos na formação de
hábitos saudáveis também devem ser abordados no cotidiano escolar. Sabe-se que o ser humano
possui conhecimentos prévios sobre higiene pessoal, provenientes do convívio familiar e a escola
assume um importante papel na orientação em saúde, fortalecendo essas práticas. Nesta perspectiva,
o presente trabalho teve como objetivo mostrar aos alunos a importância de ter hábitos saudáveis de
higiene pessoal. As atividades foram desenvolvidas para a turma do 6º ano do ensino fundamental
da Escola Estadual Iolanda Ally, município de Mundo Novo, MS, e contemplaram aula expositivadialogada, discussões e atividades práticas, metodologias as quais foram desenvolvidas com o
auxílio de livro didático, teatro e jogos didáticos. A atividade foi iniciada com a apresentação de um
teatro de fantoches abordando situações do cotidiano do aluno, como por exemplo, a mãe
explicando a importância do banho diário, escovação dos dentes, corte das unhas e cuidado com os
cabelos. Os alunos se interessaram e interagiram positivamente com essa atividade. Em seguida foi
realizada uma aula expositiva e dialogada a fim de ressaltar a importância da higiene pessoal. Na
oportunidade, destacou-se também a necessidade da limpeza do ambiente em que vive,
principalmente da área externa da casa, como forma de evitar a proliferação de insetos e escorpiões.
Logo após, abrimos um momento para discussão. Em seguida, realizamos uma atividade prática,
que envolveu a aplicação de um jogo de bingo. As cartelas do jogo representavam cuidados diários
de higiene anteriormente abordados na aula teórica. A atividade foi finalizada com premiação aos
vencedores do bingo, e entrega de sachê perfumado confeccionados pelos bolsistas a todos os
alunos. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia utilizada foi eficiente na construção do
conhecimento, visto o grande interesse e participação dos alunos em todas as atividades
desenvolvidas.

Downloads

Publicado

01/11/2019

Como Citar

Silva-Caetano, C., Amaducci, M. E. R., Guedes, L. M., Mendonsa, E. O. de C., & Batista-Silva, V. F. (2019). EDUCAÇÃO E SAÚDE: ORIENTAÇÕES SOBRE HIGIENE PESSOAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO, MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5980

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)