RECICLAGEM DE PAPEL NA ESCOLA: CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Rafael da Silva Marques, José Lucas Errera Gomes, Rui Marco Antônio Bicalho Alencar, Douglas de Oliveira Gusmão, Gracielle Maria Daczkowski, Valéria Flávia Batista-Silva

Resumo


O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Desperdiçá-lo sem qualquer reaproveitamento não é um problema pontual, pois quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado. Diante desta problemática, foi proposto o desenvolvimento da oficina “Reciclagem de papel” com o intuito de orientar e estimular a comunidade escolar a adotar práticas sustentáveis e consumo consciente. Esta atividade foi realizada para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Carlos Chagas, em Mundo Novo, durante dois encontros, com carga horária de 4 horas/aula cada e contemplaram aula expositiva-dialogada, discussões e aula prática, metodologias as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro-didático, textos e vídeo. Inicialmente foi realizada aula expositiva-dialogada conduzindo os alunos a refletirem sobre a problemática da oficina: De onde vem o papel? O papel que já foi utilizado, pode ser aproveitado novamente? Vocês sabem o que e reciclar? É possível reciclar o papel? Qual a importância das florestas para a vida no planeta? Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a “História do Papel”. Em seguida, os alunos iniciaram a confecção do papel reciclado (papel machê). Em um segundo momento os alunos discutiram sobre o texto “Quanto você gasta de papel". Logo após, deram continuidade na oficina com a atividade prática, em que os mesmos puderam observar os papeis já secos nas telas, podendo então manuseá-los, retirando da tela, recortando os excessos das bordas para a fabricação de cartões e demais peças artesanais. O papel confeccionado foi utilizado para diversas atividades da escola. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia utilizada foi eficiente na construção do conhecimento, visto o grande interesse e participação dos alunos em cada atividade desenvolvida. Além disso, de modo geral, percebeu-se uma evolução nos conteúdos trabalhados, quando se comparou as suas concepções prévias iniciais àquelas apresentadas no último encontro.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.