CADEIA ALIMENTAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE SEQUENCIA DIDÁTICA

Autores

  • Léia Mendes Guedes
  • Cristina Silva-Caetano
  • Valéria Flávia Batista-Silva
  • Elizandra Mendonsa

Resumo

Atividades práticas é uma maneira de abordar os conteúdos de forma dinâmica e interativa,
estimulando a vontade de aprender do aluno. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é
apresentar uma alternativa prática para o desenvolvimento dos conteúdos referente ao tema “Cadeia
Alimentar” no ensino fundamental, com o intuito de facilitar a sua compreensão. As atividades
foram desenvolvidas para alunos do 5º ano, do ensino fundamental da Escola Estadual Professora
Iolanda Ally, município de Mundo Novo, MS, com duração de aproximadamente 3 horas/aula e
contemplaram aula expositiva-dialogada, discussões, jogos e dinâmicas, metodologias as quais
foram desenvolvidas com o auxílio de livro didático. A atividade foi iniciada investigando-se os
conhecimentos prévios dos alunos sobre cadeia alimentar. Para tanto, foi distribuído um material
impresso contendo várias figuras de seres vivos, na qual os alunos tinham que pintar aqueles que se
enquadravam como “produtores”. Os alunos apresentaram dificuldades em identificar os
produtores, pois na concepção deles as plantas não eram seres vivos. Em seguida foi ministrada aula
expositiva-dialogada e exibido um vídeo abordando a cadeia alimentar e as interações que nela
ocorrem. Na sequência, foi realizada uma dinâmica no pátio da escola, denominada “presapredador”. Os alunos receberam coletes coloridos, sendo que cada cor representou um nível da
cadeia alimentar. Em seguida, retornaram para a sala de aula. Para fixação dos conteúdos, os alunos
foram divididos em quatro grupos e cada grupo recebeu figuras que representavam organismos
produtores, consumidores (primários, secundários e terciários) e decompositores. Baseando-se
nessas figuras, cada grupo deveria montar num painel da sequência da cadeia alimentar sob
orientação dos alunos bolsistas. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia utilizada foi
eficiente na construção do conhecimento, pois através da dinâmica os alunos compreenderam de
forma prática as relações de interdependência entre os organismos vivos e destes com os demais
componentes do espaço onde habitam.

Downloads

Publicado

31/10/2019

Como Citar

Guedes, L. M., Silva-Caetano, C., Batista-Silva, V. F., & Mendonsa, E. (2019). CADEIA ALIMENTAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE SEQUENCIA DIDÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5966

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)