ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA: PALAVRA CRUZADA DE NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Autores

  • Davi Gabriel Silva Terra
  • Fernando Fernandes Rodrigo
  • Camila Cristina Zanetti França
  • Gilberto José Arruda

Resumo

O uso de práticas lúdicas é uma ferramenta que pode ajudar no processo de ensino aprendizagem de
diversos conteúdos podendo desempenhar várias funções no ensino, entre elas, a contribuição na
fixação dos conceitos e despertar o interesse nos alunos. A palavra cruzada é uma das modalidades
de jogos que pode ser utilizada para o ensino de química, ela leva o aluno à pesquisa e o raciocínio,
estimulando o interesse dos mesmos, levando-os a rever conceitos e definições. A atividade pode
ser uma maneira de o professor verificar quais são as dificuldades encontradas pelos discentes e
quais seus erros frequentes, avaliando assim o desempenho do aluno e se o método de ensino
utilizado foi bem-sucedido ou não. A presente pesquisa teve por objetivo a aplicação do uso de uma
palavra cruzada como forma de avaliação de conteúdo de química orgânica envolvendo
nomenclaturas de estruturas. A atividade do subprojeto de Química do PIBID-UEMS foi exercida
no 1° semestre de 2019, 2º bimestre, na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em
Dourados/MS, para as quatro turmas de 3° anos do ensino médio matutino. Inicialmente, foram
acompanhadas pelo bolsista do PIBID, as aulas ministradas nas turmas e com base nelas, foi
elaborada uma cruzadinha com auxílio do programa Eclipse Cross Word, a cruzadinha com doze
tópicos envolvendo estruturas de hidrocarbonetos, cicloalcanos, cicloalcenos, e fora aplicado com a
resolução individual, podendo consultar as anotações do caderno. Com a aplicação da atividade
obteve-se alguns resultados prévios, onde nas quatro turmas aplicadas resultaram respectivamente,
70%, 45%, 38% e 18% dos alunos presentes na atividade conseguiram concluir a cruzadinha com
todos os acertos das estruturas. Com o fim da atividade, conclui-se que algumas turmas obtiveram
um bom resultado com atividade em sala, onde eles se esforçaram para fazer algo diferente do que
estão habituados em sala de aula, em contra partida algumas turmas não tiveram desempenho
satisfatório em relação à participação dos alunos, por motivos de baixa frequência dos mesmos nas
turmas.

Downloads

Publicado

31/10/2019

Como Citar

Terra, D. G. S., Rodrigo, F. F., França, C. C. Z., & Arruda, G. J. (2019). ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA: PALAVRA CRUZADA DE NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5965

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)