ATIVIDADE CONVENCIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS PARA TURMAS DOS 2º ANOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sérgio Ricardo Pinto Alves
  • Fernando Fernandes Rodrigo

Resumo

Nos dias atuais, tem se discutido a prática profissional dos futuros professores, o que nos remente
aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências, sendo necessário desenvolver
práticas que visam melhorar a formação docente, por meio de pesquisas que busquem trabalhar a
formação inicial de professores. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a aplicação de uma
lista de exercícios quanto a assimilação e aprendizado de conteúdos. O trabalho do subprojeto de
Química do PIBID-UEMS foi executada no 1° semestre de 2019, 1º bimestre, na Escola Estadual
Floriano Viegas Machado, para três turmas de 2º anos do ensino médio matutino. Preliminarmente,
foram observadas pelo pibidiano, as aulas lecionadas nas turmas e com princípio nelas, foi criada
uma lista com quatro questões focadas nessas dificuldades sobre o conteúdo programático soluções.
Em sala de aula, foi explicado e retirado as dúvidas de forma interativa. Aguardou-se um intervalo
de 15 dias e aplicou-se outra lista, porém a critério de atividade avaliativa, onde os discentes foram
orientados que era individual, que poderiam utilizar calculadora que não fosse celular, que eles
tivessem cuidado em colocar unidades dos cálculos nas respostas e total atenção ao que o problema
pedia para calcular. Após aplicação da atividade, ao corrigi-la, observou-se que os educandos não
assimilaram praticamente nada da aula explicativa/expositiva, que os mesmos estudam muito menos
do que a disciplina de química realmente exige, não se preocupam em registrar no caderno escolar,
os conteúdos ou observações feitas em sala de aula e que pouco consultam o livro fornecido pela
escola. Ponderando essas observações, conclui-se que para esse momento, o método clássico de
ensino, não foi eficaz para assimilação do conteúdo e que a educação escolar exige inovação por
parte dos professores, onde já planejo então, realizar aulas práticas para demonstrar aplicação do
que se aprende na sala, para motivar e despertar nos alunos o interesse pelo estudo de química.

Downloads

Publicado

31/10/2019

Como Citar

Alves, S. R. P., & Rodrigo, F. F. (2019). ATIVIDADE CONVENCIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS PARA TURMAS DOS 2º ANOS DO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5964

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)