ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS PARA OS 3ºANOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Júlio César da Silva
  • Isabella Silva Galhardi
  • Ferndo Fernandes Rodrigues
  • Camila Cristina Zaneti França
  • Gilberto José Arruda

Resumo

A química está inserida em todos os ambientes essenciais da nossa vida. Ainda assim, os conteúdos
do Programa Curricular de Química é considerado pelos discentes como algo incompreensível e de
árdua aprendizagem devido ao seu grau de complexidade. A presente pesquisa teve por objetivo
trabalhar a metodologia ativa, por meio do jogo didático passa ou repassa de perguntas e respostas
com os alunos do terceiro ano do ensino médio no período matutino da Escola Estadual Floriano
Viegas Machado, sendo sua finalidade a ajuda para melhor o aproveitamento quanto ao aprendizado
na matéria de Química, sendo utilizadas as atividades dinâmicas, as quais versavam sobre o
conteúdo em relação a nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia linear e ramificada. A atividade
do subprojeto de Química do PIBID-UEMS foi realizada no 1° semestre de 2019, no final do 1º e
início do 2º bimestre, para as turmas dos 3° anos A, B, C e D. Primeiramente, as aulas ministradas
nas turmas foram observadas pelo pibidiano, e fundamentado nelas, foi elaborada com auxílio do
Power Point um jogo didático de perguntas e respostas simulando o famoso “Passa ou Repassa”. A
atividade dispunha de 20 perguntas, com quatro alternativas, das quais somente uma estava correta.
Tais perguntas envolviam a temática relacionada ao referido conteúdo e fora aplicado em grupos de
no máximo quatro alunos, podendo ainda, consultar as anotações do caderno. Após a realização do
jogo e posterior correção foram obtidos alguns resultados prévios, onde nas quatro turmas aplicadas
resultaram respectivamente, 67%, 79%, 62% e 55% dos estudantes presentes na atividade
conseguiram concluir a atividade lúdica com todos os acertos das nomenclaturas e/ou estruturas. De
modo geral, os estudantes obtiveram um bom desempenho na realização das atividades, mesmo
havendo momentos que eles se dispersavam um pouco e conversavam com os colegas de grupo
assuntos aleatórios. Assim, a maior parte dos discentes foram muito participativos de modo que
conseguiram realizar quase que a totalidade dos exercícios. Vale ressaltar que em uma minoria dos
grupos, alguns alunos apenas observavam, enquanto os demais membros se dispunham a responder
as questões.

Downloads

Publicado

04/11/2019

Como Citar

Silva, J. C. da, Galhardi, I. S., Rodrigues, F. F., França, C. C. Z., & Arruda, G. J. (2019). ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS PARA OS 3ºANOS DO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5982

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)