ABORDAGEM DE TRABALHOS LÚDICOS NO PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Isabella Silva Galhardi
  • Fernando Fernandes Rodrigo
  • Gilberto José Arruda

Resumo

A utilização das Histórias em quadrinhos (HQs) no ensino pedagógico vem sendo inovador, em peculiar, no Ensino Médio, por meio de que se possui variedades linguísticas, abrangendo um maior ensino, especificamente em Química, aos alunos, transformando ideias, expressões, figuras, personagens, onde, muitos adolescentes são fanáticos por personagens, podendo facilitar o estudo, sucedendo interesse ao assunto e decorrente, há maior concentração nas atividades propostas, abrangendo novos conhecimentos. Nessa perspectiva, a pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, nas turmas dos 2º anos do ensino médio matutino, tendo como objetivo proporcionar novos vocabulários desconhecidos por eles, contribuir na escrita, na absorção de novos conhecimentos e conteúdos relacionados à Termoquímica. Inicialmente, foram acompanhadas pela bolsista do PIBID, as aulas ministradas nas três turmas e com base nelas, foi proposta as HQs podendo ser feitas manualmente ou pelo site Toondoo (livre). Com o auxílio da Lousa Digital – Computador Interativo do MEC, utilizou-se uma aula para explicação do procedimento a ser seguido na elaboração da atividade com a resolução individual e quais seriam os critérios de avaliação, como por exemplo, folha adequada, conteúdo, criatividade, erros de ortografia, linguagem, cenário e explicação atrás da folha totalizando 2,0 pontos na média. Fora estipulada uma semana para devolução das atividades. As produções das HQs foram analisadas, examinando e observando as discrepâncias e as criações de cada turma que foi solicitada. Outrossim, foram selecionados onze trabalhos, onde projetaram os melhores níveis de elaboração. Dos resultados obtiveram-se 28% de não produção, 66% produções adequadas e 6% não satisfatória. Os trabalhos selecionados foram expostos para as três turmas, onde cada discente pode votar no que mais gostou, observando cada detalhe, havendo três produções mais votadas, predominando criações feitas a manuscritos, coloração animada e excelente harmonia entre conteúdo e personagens que serão expostas em eventos programados que ocorrerão ao longo do ano na universidade e/ou na escola, em forma de apresentação de HQs de Química. Os dados referidos coletados são satisfatórios, analisando a melhoria, diminuir o índice de não produções, onde visa a utilização de HQs ao longo dos bimestres.

Downloads

Publicado

30/10/2019

Como Citar

Galhardi, I. S., Rodrigo, F. F., & Arruda, G. J. (2019). ABORDAGEM DE TRABALHOS LÚDICOS NO PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5960

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)