OFICINA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MUNDO NOVO-MS
Resumo
As oficinas didáticas são modalidades didáticas que podem ser utilizadas para promover várias atitudes nos estudantes, como, por exemplo, a análise, criatividade, investigação, observação, persistência e tomada de decisões, além de possibilitarem uma aprendizagem mais significativa dos processos e fenômenos estudados nas ciências e na biologia. Por meio da realização de oficinas didáticas é possível explorar diversos conteúdos, curriculares ou transversais, de uma maneira mais dinâmica e com a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, tanto em momentos teóricos como também em momentos de aplicação do conhecimento, com atividades práticas, demonstrações e aulas laboratoriais. Nessa perspectiva, os alunos do PIBID/Mundo Novo organizaram a oficina didática acerca de microrganismos, intitulada “O que não podemos ver”, com o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão do mundo microscópico. A oficina didática de 2 horas-aula foi desenvolvida em maio de 2016 e foi realizada com 40 alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Castelo Branco, Mundo Novo-MS. Para iniciar a oficina didática, foi apresentada uma reportagem e realizada uma demonstração com dois copos de água, dos quais um possuía água limpa e outro água suja, com o intuito de mostrar que os microrganismos fazem parte do nosso cotidiano e que possuem grande importância ecológica e econômica. Para a explicação dos grupos de seres vivos microscópicos que são encontrados no ambiente, foram utilizadas maquetes de vírus, bactérias e protozoários. Em seguida, os alunos foram encaminhados ao laboratório de ensino, onde realizaram uma atividade prática com o microscópio óptico para a visualização de microrganismos que foram coletados de diferentes locais no município, tais como paramécios, euglenas e rotíferos. Para finalizar, os alunos tiveram que responder um roteiro referente à aula prática. No decorrer da oficina didática, os alunos puderam observar na prática o conteúdo que eles já haviam estudado na teoria, pois a escola não possui material necessário e nem carga-horária disponível para a realização desse tipo de atividade prática; além disso, os alunos demonstraram interesse pelo assunto e se mostraram bem participativos, interagindo nas discussões e realizando as atividades propostas. Pudemos concluir que através desta oficina foi proporcionado para os alunos o contato com o microscópio, despertando interesse pelos organismos microscópicos que, na maioria das vezes, passam despercebidos em nosso dia a dia.