OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Daniel Pereira do Prado Dias
  • Inessa Steffany Torres de Oliveira
  • Luciana da Silva Ramos
  • Roseli Rocha

Resumo

De acordo com o estudo de classificação taxonômica, os organismos vivos são divididos em vários grupos conforme sua morfologia e fisionomia. Sabe-se que tais grupos podem diferir uns dos outros quanto às características que carregam, podendo estar totalmente distantes nesse modelo de classificação. No ensino fundamental, esses seres são estudados a fim de que sejam estabelecidas as devidas relações entre eles, assim como as características que os diferenciam, promovendo a construção do conhecimento. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através do uso da demonstração, modalidade didática caracterizada pelo manuseio de materiais práticos pelo professor, associado à observação dos alunos, no ensino de ciências e a influência do uso de premiações durante a execução de atividades relacionadas ao tema abordado. A aula foi aplicada em uma sala de 7º Ano da Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, em Dourados-MS, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados-MS. Os alunos foram levados à sala de tecnologia onde acompanharam uma revisão detalhada, em slides, sobre características dos Filos Porifera, Cnidaria e Platyhelmintes. Em seguida, os bolsistas do PIBID fizeram uma demonstração com amostras fixadas trazidas do laboratório de Zoobotânica da UEMS. Após, os alunos foram submetidos a uma atividade, em grupo, envolvendo os filos já citados. Receberam figuras de alguns desses organismos, procurando reconhecer o nome popular de cada um deles e diferenciá-los quanto às características que possuem. Simultaneamente, foi proposto que a equipe que terminasse primeiro e tivesse o maior número de acertos seria premiada. Os alunos, através dessa metodologia, demonstraram interesse pelo conteúdo e pela realização da atividade. Ao final, todos foram premiados por participação e empenho durante toda a aula, e os vencedores receberam uma premiação diferenciada como proposto inicialmente. É importante considerar que a aplicação da demonstração e outras modalidades didáticas além da exposição são essenciais para o ensino de ciências e para a construção do conhecimento significativo, uma vez que promovem a investigação e a associação do conhecimento científico com o conhecimento popular carregado pelo aluno. Com relação à formação do docente por meio de programas como o PIBID, que visam o preparo do licenciando através de práticas pedagógicas nas escolas, ressaltamos que são práticas fortalecedoras da base de um docente bem preparado para lidar com a realidade do ensino básico.

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Publicado

20/01/2017

Como Citar

Dias, D. P. do P., Oliveira, I. S. T. de, Ramos, L. da S., & Rocha, R. (2017). OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3660

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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