ASTRONOMIA NA ESCOLA OU ESCOLA NA ASTRONOMIA ENSINANDO E FABRICANDO OS INSTRUMENTOS DE ENSINO

Autores

  • Ana Cristina Ferreira de Melo
  • Olivio Alves de Melo Júnior
  • Vinicios de Souza Machado
  • Inessa Steffany Torres de Oliveira

Resumo

O estudo sobre o conhecimento dos corpos celestes e fenômenos que se originam, evoluem e ocorrem na abóboda celeste, é denominado Astronomia. É considerada uma das ciências mais antigas compreendendo a composição e as características do Sistema Solar. Ensinar Astronomia pode ser dificultoso para muitos professores, pois apresenta uma abrangência multidisciplinar de conhecimentos. aliada à falta de materiais adequados para o estudo no ambiente escolar, tendo o professor que criar muitas vezes o próprio material Este estudo objetivou apresentar uma estratégia metodológica para o ensino de Astronomia na escola através de uma sequência didática para o ensino fundamental. O trabalho foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Foi desenvolvida uma sequência didática sobre o conteúdo, utilizando recursos didáticos tais como: simulações, recursos audiovisuais, e práticas. Em um primeiro momento foram identificados e discutidos os conhecimentos prévios dos alunos. Para o estudo da astronomia, é preciso identificar o conhecimento prévio do aluno, tirar dúvidas e sanar mitos, para tanto pode-se fazer o uso de gravuras, filmes, fotos, assimilando as informações aos verdadeiros conceitos, e efetivar e realizar observações práticas. Num segundo momento, foi projetado o filme “1492 – A Descoberta do Paraíso”, realizando uma discussão, posteriormente, explorando os instrumentos utilizados, as dificuldades da época, as transformações para os dias atuais e a importância da astronomia. Ao final da aula foi proposto a realização de um trabalho de recortes e colagens, com pesquisas na internet sobre o tema na atualidade. Num terceiro momento foi desenvolvida a atividade de comandar um telescópio remotamente por meio do site: <http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obs_remotas.php>, contando com o maior interesse e participação de toda a turma nesta prática. Em um quarto momento, foi confeccionado pelos alunos um quadrante, visando que os discentes possam distinguir a localização e distância dos astros. As aulas práticas auxiliaram no processo de interação e no desenvolvimento de conceitos científicos,

por apresentar o conteúdo de forma mais atrativa e deste modo despertar a curiosidade dos discentes que participaram ativamente. Com base na história podemos correlacionar a importância dos astros no passado e a evolução e influências nos dias atuais, trazendo à tona o porquê da Astronomia na escola.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Melo, A. C. F. de, Melo Júnior, O. A. de, Machado, V. de S., & Oliveira, I. S. T. de. (2019). ASTRONOMIA NA ESCOLA OU ESCOLA NA ASTRONOMIA ENSINANDO E FABRICANDO OS INSTRUMENTOS DE ENSINO. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5924

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)