O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ESPAÇO ESCOLAR: um olhar reflexivo

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Educação Infantil, Educação Especial

Resumo

essa pesquisa tem como motivação abordar o Autismo e a sua interação com a escola aliado à reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito escolar em relação à aprendizagem do aluno autista e suas diversas formas de abordagem na rede de ensino no que tange a etapa da educação infantil, em que o discente tem o seu primeiro contato com a educação formal, em especial na rede pública. Assim o objetivo do estudo é analisar a presença do autista no espaço escolar em relação a formação e atuação dos professores apoio e regente. A opção metodológica respalda-se no levantamento bibliográfico e pesquisa de campo junto a um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) na região da grande Dourados, Mato Grosso do Sul (MS). A pesquisa de campo ocorreu por meio da aplicação de questionário com perguntas abertas, junto a uma professora de apoio e uma professora regente da rede municipal pública e que possuem crianças autistas nas turmas. Os resultados da investigação revelam a problemática associada à necessidade da melhor formação dos pedagogos a fim de auxiliar seu trabalho em meio às práticas e relações de ensino para um melhor desenvolvimento do aluno, de seus colegas e do próprio professor. Também foi possível identificar que de uma forma geral a questão da inclusão faz parte do cotidiano das crianças a partir do trabalho desenvolvimento pela instituição, o que torna relação escola e discente com transtorno, mais acessível.

Biografia do Autor

Beatriz Belizie Souza Casari, UEMS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), cursando Especialização em Educação Especial pela Faveni. Atua como acompanhante terapêutica pela Clínica Espasso.

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Beatriz Belizie Souza Casari, & Viegas, E. R. dos S. (2023). O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ESPAÇO ESCOLAR: um olhar reflexivo. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8995

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