AS AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO MECANISMO DE REGULAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Avaliação. Regulação. Estado-Avaliador. Política Educacional.Resumo
O presente artigo encontra-se vinculado à minha dissertação de Mestrado que foi desenvolvida junto à linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação e ao Grupo de Pesquisa em Gestão e Política Educacional (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD) finalizada e entregue no ano de 2021. O artigo em questão apresenta como objetivo ressaltar a relação da Regulação por parte do Estado tendo como mecanismo de controle a Avaliação em Larga escala. Para tanto, recorre-se a uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados pesquisa bibliográfica amparada em autores que tratam do assunto. Para tanto buscou-se fazer uma relação entre o avanço dos acordos internacionais vivenciados na década de 1990 e a desburocratização do Estado quanto a reforma administrativa que afetou diretamente o sistema educacional daquele período, resultando em políticas educacionais que perduram até os dias fluentes. Por fim, considera-se que tais políticas atendem a um anseio que visa a eficácia e eficiência, pautadas em conceitos mercantilizados típicos de uma sociedade neoliberal que não busca atender a formação de um cidadão crítico e emancipado, ainda tão preocupadas em atender as demandas do mercado. Por esse motivo produções preocupadas em discutir e problematizar os reflexos das avaliações externas são necessárias diante do contexto atual.
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